Crianças que vêem demasiada televisão podem ter estruturas cerebrais danificadas



Ver demasiada televisão pode alterar a estrutura cerebral de uma criança de forma negativa. De acordo com um novo estudo realizado por uma equipa de investigação japonesa, quanto mais tempo se passa em frente ao televisor, mais profundas são as alterações cerebrais produzidas.

Várias ressonâncias magnéticas ao cérebro mostram que as crianças que viam televisão muitas horas por dia tinham grandes quantidades de matéria cinzenta nas regiões à volta da área do córtex pré-frontal, a região frontal da parte anterior do lobo frontal do cérebro. Porém, este aumento da massa cinzenta nesta região é um aspecto negativo, já que está ligado com uma inteligência verbal menor, indicam os cientistas da Tohoku University. Segundo os investigadores, a massa cinzenta pode ser comparada ao peso corporal e estas áreas cerebrais devem ter pequenas quantidades de massa cinzenta durante a infância para que possam funcionar de forma eficiente.

Para o estudo foram monitorizadas 276 crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 18 anos, que viam televisão entre zero e quatro horas por dia, com uma média de duas horas de visualização.

“Estas áreas mostram o progresso de um afinamento cortical durante a idade de desenvolvimento e as crianças com QI superior apresentam afinamentos corticais mais vigorosos nesta área”, indica a equipa de investigação. Ao contrário de aprender um instrumento, por exemplo, ver televisão não aumenta, acelera ou varia o desenvolvimento cerebral. “Quando este tipo de aumento no nível de exercitação cerebral não ocorre com o aumento de experiencias próprias, há um menor efeito sobre o funcionamento cognitivo”, apontam os cientistas.

“Em conclusão, ver televisão está directamente ou indirectamente associado com o desenvolvimento neuro cognitivo das crianças”, acrescentam. Pelo menos algumas das associações observadas pelos cientistas não são benéficas e os responsáveis pelas crianças deveriam considerar esses efeitos quando permitem que as crianças vejam televisão por longos períodos de tempo, já que a região do córtex pré-frontal é uma área do cérebro que está associada a faculdades intelectuais.

De acordo com a equipa de investigação, o impacto de ver televisão no desenvolvimento estrutural do cérebro nunca tinha sido investigado anteriormente.

Foto:  Z-Lux14 / Creative Commons





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