Criar o Dia Nacional da Sustentabilidade. Esta é a proposta entregue na AR pela DECO PROTESTE



O slogan é simples e fácil de fixar: “Aprovado pelo futuro”. É este o mote do manifesto da Euroconsumers, organização europeia de defesa dos direitos do consumidor. E, para garantir o futuro, temos de tornar o planeta sustentável agora.

Neste sentido, a DECO PROTESTE entregou uma proposta na Assembleia da República para a criação de um Dia Nacional da Sustentabilidade, a celebrar-se a 25 de setembro. Este foi o dia, em 2015, em que a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Assim, a Organização apela aos consumidores portugueses que se juntem a esta campanha e que, através de uma mudança nos seus comportamentos, contribuam para reduzir o impacto nos recursos naturais do planeta.

A pandemia que vivemos é uma antevisão dos desafios que o futuro nos reserva. A crise climática é tão grave e premente quanto a crise sanitária que atualmente nos condiciona, embora muitos não estejam cientes disso.

Para contextualizar a problemática, Bruno Santos acrescenta que “embora Portugal ocupe o 15º lugar no Índice dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia, a verdade é que ainda não cumprimos nenhum dos 17 objetivos propostos. Encontramo-nos abaixo da média europeia em vários aspetos, nomeadamente na ação climática que, segundo os dados da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tem tido uma trajetória decrescente no panorama nacional.”

Bruno Santos salienta ainda que “os efeitos das alterações climáticas, causadas pelas escolhas e comportamentos dos cidadãos de ontem e de hoje, poderão ser nefastos para as gerações vindouras, caso a humanidade não se una para reduzir a sua pegada ecológica. Para cumprirmos as metas propostas pelo acordo de Paris seria necessário diminuir substancialmente as emissões de CO2, chegando a uma taxa de redução de 6% ao ano”.

Nesse sentido, com a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade “pretende-se não só contribuir para uma cada vez maior consciencialização da sociedade em relação às alterações climáticas, uma matéria urgente, mas também quanto a outros fatores de sustentabilidade, imprescindíveis para as gerações futuras, incentivando a discussão sobre uma causa que é de todos”, comentou Rita Rodrigues, Head of Public Affairs & Media Relations da DECO PROTESTE.

Para controlar e reverter este cenário são necessárias alterações profundas aos comportamentos e hábitos de todos. Algumas dessas alterações já se verificaram no quadro desta crise de saúde pública: por segurança, recorremos mais ao comércio online e a produtos de primeira necessidade que compramos a produtores locais. Por outro lado, reduzimos o consumo de bens não essenciais e limitámos a procura por produtos que representam uma grande pegada ecológica.

E se mantivéssemos esses hábitos, passado o surto de covid-19? É também o que se pretende com esta ação. Que lições tiramos da recuperação da crise sanitária para podermos lidar melhor com a crise ambiental? Como podemos refazer a economia e o ordenamento do território, em direções mais sustentáveis? É esta a ambição: transformar o País, seguindo o rumo da sustentabilidade, ligando a economia ao ambiente.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...