Cultivar cocos com dignidade nas Filipinas



Connie é uma mãe solteira de quatro filhos numa zona rural das Filipinas onde 85% da população está desempregada. Celso trabalhou em trabalhos irregulares de construção, mas a sua paixão é cuidar de vegetais e plantas domésticas. Angelita superou um problema de jogo e está agora a ajudar a trazer cuidados médicos para as aldeias filipinas.

Quem são estas pessoas? Questiona o “Inhabitat”. São algumas das 200 mulheres e homens que uma marca de óleo de coco chamada Dignity está a ajudar a encontrar dignidade nas suas próprias vidas, responde. O trabalhador que embala cada frasco de óleo de coco escreve o seu nome no topo do frasco, ligando assim professores de yoga, nozes da saúde e outros consumidores globais de óleo de coco com a origem do produto. É uma estratégia de branding “interessante e eficaz”.

O problema do óleo de coco

Segundo o site, os produtos de coco têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. Mas a única controvérsia que o “Inhabitat” conhecia eram histórias de macacos escravizados a serem obrigados a apanhar cocos. Desconhecia “completamente” que, como diz o website de Dignity, “grande parte da indústria global do coco é corrupta, prejudica a terra e explora os trabalhadores através da escravatura dos tempos modernos”.

A forma como funciona é que as empresas de coco geralmente fazem contratos com grandes plantações. Os pequenos agricultores devem trabalhar através de intermediários que aceitam grandes cortes para si próprios. Eles oferecem aos agricultores empréstimos para coisas como contas médicas e propinas escolares para os seus filhos, cobrando taxas de juro usurárias de até 200%. Os agricultores “raramente saem de baixo”. Em vez disso, “ficam presos a um ciclo de dívidas”.

Dignity chama a isto “escravidão copra”. A palavra “copra” é um termo local para carne de coco seca. “É um pouco como entregar a sua alma à loja da empresa”, explica o “Inhabitat”. Para piorar a situação, os intermediários nunca anotam os termos do empréstimo. Eles enganam os agricultores incultos para pensarem que os intermediários são amigos, não ladrões. As famílias desesperadas são vulneráveis ao tráfico. “Anos de trabalho sem fins lucrativos a combater o tráfico revelaram que muitas das mulheres eram traficadas de zonas rurais pobres”, lê-se no website da Dignity.

A solução da Dignity

Stephen Freed e o falecido Don Byker, dois homens com formação em trabalho humanitário e sem fins lucrativos, fundaram a Dignity Coconuts em 2010. O genro de Freed, Erik Olson, juntou-se à equipa em 2012. Todos estavam empenhados em acabar com o tráfico sexual e a escravatura dos tempos modernos.

Um vídeo publicado no website da Dignity aborda como tiveram a ideia de um novo tipo de empresa. “E se tivesse como objetivo central a transformação radical da comunidade à sua volta?” questiona. Neste sentido, falaram com os residentes locais sobre um possível produto e “apresentaram algo valioso nos seus próprios quintais. Cocos”.

Após quatro anos de investigação e desenvolvimento, os proprietários descobriram como utilizar 100 % dos cocos. Para além da colheita do leite, óleo e água do coco, Dignity tritura as cascas num pó que pode ser transformado em plástico renovável. As cascas exteriores são tecidas em mantas de controlo de erosão. A turfa, uma substância leve, não fibrosa e esponjosa que liga a fibra à casca, é utilizada como amaciador do solo. A fábrica de processamento de coco encontra-se na região de Bicol, que inclui a parte sul da Ilha de Luzon e algumas províncias insulares próximas.

A Dignity processa agora 16.000 cocos por dia de mais de 300 produtores de coco. A empresa emprega 200 pessoas na fábrica, e calcula que quando se consideram as famílias dos trabalhadores e agricultores, estes estão a ter um impacto direto na subsistência de 2.000 pessoas na comunidade.

Produtos com dignidade

O principal produto da Dignity é óleo de coco cru orgânico. É um produto versátil, já que se pode utilizar para fritar os vegetais, “dar a si próprio um impulso gordo de energia, hidratar a sua pele e remover a maquilhagem dos olhos”. Funciona bem como um hidratante facial, “mas pode atrair os seus animais de estimação para o lamberem mais do que deseja”, alerta o “Inhabitat”.

A empresa também faz um bálsamo para os lábios vegan, sem químicos, a partir de cocos. O seu mais recente produto é um kit de escova seca eco-beauty, que inclui escovas certificadas de comércio justo feitas de fibras naturais, quatro onças de óleo de coco cru e um guia que explica como secar a escova do seu corpo. Esta é uma forma de desobstruir os poros, esfoliar a pele e possivelmente encorajar o fluxo de sangue para áreas do seu corpo.

Espalhando dignidade

Dignity está empenhada na agricultura biológica, e certificou individualmente mais de 63.000 árvores orgânicas na área das Filipinas onde trabalha. A empresa também formou agricultores locais em práticas orgânicas e sustentáveis, que os ajudam a cultivar um produto melhor e a obter um preço mais elevado.

“A mensagem que tantas pessoas empobrecidas ouvem é que são de alguma forma menos – menos inteligentes, menos capazes, menos motivadas”, lê-se no website Dignity.  “Anos a acreditar que isto pode enterrar a dignidade de uma pessoa”. Mas simplesmente não é verdade. Estamos a ver essas mentiras estilhaçadas”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...