Curioso para ver o primeiro eclipse solar do ano? Saiba como observar o fenómeno

Dependendo da sua localização no planeta, será hoje ou amanhã, dia 21 de junho, que vai acontecer o primeiro eclipse solar de 2020. O eclipse anular, também conhecido como “anel de fogo”, ocorre quando a Lua está demasiado afastada de nós para cobrir completamente o Sol da nossa vista, deixando assim um círculo de luz em torno da Lua. Considerado de rara beleza e que este ano coincide com o solstício de verão.

O eclipse poderá ser visto desde a África central até o sul do Pacífico, sendo o norte da Índia, provavelmente, o melhor lugar para ver o fenómeno do “anel de fogo”. No site Time and Date, por exemplo, pode introduzir os dados da sua região ou área de residência e o website irá informar-lhe se poderá ver um eclipse total, um eclipse parcial ou se não o poderá ver de todo. Através do site da NASA também poderá observar a trajetória do eclipse num mapa interativo, que além disso permite fazer zoom para encontrar um local para observar este fenómeno.

Poderá ainda desfrutar de toda a beleza do eclipse ao aceder ao The Virtual Telescope Project, que é responsável pela transmissão destes acontecimentos, em direto. O site Space.com é outra possibilidade. Boas opções visto que em Portugal o primeiro eclipse solar de 2020 não será visível a olho nu.

O fenómeno de domingo será uma ocasião especial, pois coincide com o solstício de verão, algo que neste século só acontecerá este ano e em 21 de junho de 2039, altura em que poderá ser visto com mais clareza no Alasca (EUA), áreas do Norte do Canadá, Gronelândia e países nórdicos.

 

 

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...