Cushman & Wakefield nomeia nova Head of Sustainability & ESG
A Cushman & Wakefield, consultora líder global em serviços imobiliários, anuncia a nomeação de Ana Luisa Cabrita como a nova Head of Sustainability & ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa. Esta contratação surge no âmbito da “importância das práticas de ESG na minimização do impacto das ações da empresa e, também, no peso da implementação destas normas no mercado imobiliário”, sublinha a consultora em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no âmbito das suas funções, Ana Luisa terá a responsabilidade de desenhar, definir e implementar as estratégias de sustentabilidade e ESG para o leque alargado de clientes da consultora, assegurando também a ligação entre as diversas áreas de atuação, identificação de novas oportunidades e coordenação de projetos de consultoria nas várias áreas de negócio da empresa.
A nova Head of Sustainability & ESG da Cushman & Wakefield Portugal diz que a “sustentabilidade e o ESG não são uma moda, vieram transformar o mercado imobiliário, de forma transversal e irreversível. Vivemos numa época de grandes desafios. Temos que aprender a preservar os recursos que necessitamos, reduzindo o impacte da nossa atividade, para sobrevivermos a longo prazo, sem comprometer o crescimento económico e o bem estar social, atual e futuro. O setor imobiliário terá que contribuir para esta mudança de paradigma e disponibilizar-se para esta fase de transição. É uma honra integrar uma equipa como a Cushman & Wakefield, e será um prazer ajudar os clientes, a percorrer este caminho que lhes trará, com certeza, valor adicional.”
A nova responsável, tem uma carreira de mais de 20 anos ligada ao setor da sustentabilidade e antes de ingressar na Cushman & Wakefield, exerceu funções como Head of Environmental and Sustainability Advisory Services na Engexpor, onde foi responsável pela definição e implementação de múltiplos projetos para vários clientes nacionais e internacionais. Antes disso, passou por empresas como a Sonae Sierra, ou, o Instituto Tecnológico de Galicia, e liderou várias iniciativas ligadas à sustentabilidade e projetos de certificação em países como Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Brasil entre outros. Foi ainda, até setembro deste ano, vice-presidente da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e está ativamente ligada a várias organizações nacionais e internacionais.
No seu percurso académico, conta com um Mestrado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa e, também, um Mestrado em Social Business pela IES. Entre muitas outras formações executivas, detém, também, um MBA pela Universidade Pontifícia Comillas.
Segundo Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield Portugal, “depois de um ano em que reforçámos muito a nossa equipa, não podíamos acabar melhor do que com a contratação da Ana Luisa. A Ana Luisa é uma referência no mercado e esta contratação é absolutamente estratégica para prestarmos um serviço holístico aos nossos clientes. Edifícios que não cumpram os requisitos ESG terão maior dificuldade em atrair investidores e ocupantes – ambos procuram imóveis “à prova do futuro”, e isso será fortemente determinado pela adesão estrita a critérios ESG – não só na questão ambiental, mas também nos âmbitos social e de governança.”