Daniel Beltrá vence prémio Fotógrafo de Vida Selvagem 2011
Daniel Beltrá foi o eleito do Veolia Environment Wildlige Photographer of the Year 2011, com a fotografia “Still life in oil”, que captou durante os dois meses que passou a documentar a maré negra no Golfo do México. A imagem mostra um grupo de pelicanos castanhos, com a plumagem coberta de crude, a aguardar a primeira fase do processo de limpeza no centro de recuperação de aves em Fort Jackson, no Louisiana.
A fotografia do espanhol foi a eleita de entre um total de 41 mil imagens, de 95 países. Beltrá é colaborador da organização internacional Greenpeace e captou a imagem dos pelicanos afectados pela maré negra a 20 de Junho do ano passado, depois da explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, da BP, a 20 de Abril, explica o site da Greenpeace.
O objectivo de Beltrá, nascido em Madrid e a trabalhar em Seattle, nos EUA, é “desafiar as pessoas a reconsiderar a sua relação com a natureza” e parece tê-lo alcançado com “Still life in oil”. De acordo com o júri, em comunicado, “com uma acutilância que se torna ainda mais chocante pela sua beleza, esta imagem criou arte a partir do desastre”.
O polaco Mateusz Piesiak venceu o prémio Jovem Fotógrafo, com “Pester Power”, de dois ostraceiros à beira-mar em Long Island, Nova Iorque. O Veolia Environment Wildlige Photographer of the Year, criado em 1965, é promovido pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu de História Natural de Londres. Todos os anos, a exposição dos vencedores viaja por cerca de 90 países.