Daphne Sheldrick: a “avó dos elefantes” faz 80 anos (com FOTOS)
Conhecida como a “avó dos elefantes”, Daphne Sheldrick dedicou os últimos 60 anos aos animais selvagens órfãos, sobretudo no Quénia. Nos anos 60, ela ajudou a criar o Parque Nacional de Tsavo, no Quénia, e passou muitos dos anos seguintes a lutar contra a caça ilegal.
Daphne, que vive a poucos quilómetros de Nairobi, capital do Quénia, levou muitos animais para sua casa, de elefantes a gazelas e hipopótamos. Geri, uma gazela órfã que resgatou há muitos anos, tornou-se inclusive no seu animal de estimação, tendo-se recusado a largar o laço que com Daphne criou.
Hoje, ela é um dos mais respeitados nomes da vida selvagem e, a um dia de fazer 80 anos, continua a liderar o Sheldrick Wildlife Trust, sobre cujas conquistas tantas vezes escrevemos no Green Savers.
“Construir o Parque Nacional de Tsavo, ao longo de muitos anos, foi bastante especial”, recordou a quase octogenária. “Mas ver o amor dos meus filhos e netos pela natureza e a sua lealdade para o David Sheldrick Wildlife Trust é muito gratificante. E sei que o legado para o qual temos trabalhado vai continuar por muitos anos”, explicou.
Agora, porém, os tempos são outros. Apesar da família Sheldrick continuar com os projectos de conservação e de a própria Daphne não estar propriamente reformada, a verdade é que o aumento da caça furtiva e redução do financiamento está a colocar uma enorme pressão na sustentabilidade dos seus projectos, confessou à imprensa britânica.
Daphne explicou, inclusive, que o próprio Sheldrick Wildlife Trust está em perigo, apesar dos esforços que a família tem feito para garantir o apoio a todos os animais órfãos encontrados.
Veja algumas das fotos da vida de Daphne.
[nggallery id=579 template=greensavers]