Datong: uma cidade antiga chinesa “à força” (com FOTOS)



Em tempos, a cidade de Datong foi a mais poluída da China. Situada na província de Shanxi, a cintura do carvão chinês, Datong tem tanto de poluído como de antigo. Ela é famosa pelas cavernas com arte budista e um mosteiro suspenso, datado de 491 e visitado anualmente por milhares de turistas.

Nos últimos anos, Datong tentou puxar estes turistas para o centro da cidade, um local que data do ano 200 mas do qual pouco ou nada sobreviveu ao passar dos tempos. No entanto, a estratégia utilizada foi demolir a parte velha da cidade e substituí-la por réplicas.

Segundo conta o City Lab, a nova cidade antiga é um local idealizado e não real – ou seja, se a China não fosse habitada, seria um local perfeito.

Ao contrário de Pingyao, outra das cidades da província de Shanxi, Datong não tem grande parte das suas construções históricas. “[A cidade] está a tentar recriar algo que estava no seu período histórico”, explica Han Li, directora do Global Heritage Fund. No entanto, não o está a fazer com 100% de precisão. “Há quem critique as novas construções, porque é um estilo histórico imaginado”, concluiu.

Muitas destas mudanças ocorreram por influência do antigo mayor da cidade, Geng Yanbo, conhecido como Geng, o Demolidar. “Vamos deixar que o velho continue velho, e o novo se transforme em novo”, expicou Geng em 2010.

O plano arrancou com polémica e levou a distúrbios entre os funcionários da empresa de demolições e os habitantes das casas marcadas para demolir. O plano permanece inacabado até hoje, e Datong é hoje uma cidade semi-construída e, sobretudo, estranha.

“Talvez Datong tenha sido uma fantástica cidade antiga. Mas quando vou a uma cidade quero ver todo o processo. Quero ver uma cidade viva e não a Disneylândia”, explicou Dai Yue, que trabalha no centro de preservação histórica de Pequim, também na China.

Segundo o City Lab, os turistas que escolhem o centro de Datong para explorar acabam confusos com esta falta de harmonia. E ficam a questionar-se por onde andam as pessoas, uma sensação que nunca lhes passaria pela cabeça encontrar na China.

[nggallery id=914 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...