David Bowie dá nome a nova espécie de briozoário descoberta no Brasil
Investigadores da Universidade de São Paulo descobriram nove novas espécies de briozoários no litoral brasileiro. Os briozoários são pequenos animais invertebrados milimétricos que formam colónias parecidas com corais ou plantas no fundo do mar e a descoberta foi publicada no jornal PLos One, em Julho.
Segundo a imprensa brasileira, a um destes animais foi dado o nome de David Bowie, o músico britânico que já deu nome também a uma aranha descoberta em 2009.
Estes briozoários são do género búgula e foram encontrados entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Se procurarmos mais, de certeza que vamos encontrar novas espécies”, explicou à Veja a bióloga Karin Fehlauer-Ale, investigadora do Laboratório de Sistemática e Evolução de Bryozoa do Centro de Biologia Marinha da USP.
De resto, esta área é tão pouca estudada no Brasil que as novas espécies correspondem já a 60% dos briozoários conhecidos no litoral brasileiro.
O projecto demorou nove anos a ser concluído, até porque se pensou que algumas destas espécies existiam já no Atlântico Norte e tivessem sido trazidas no casco dos navios. Afinal, tratam-se de novas espécies – e 100% brasileiras.