De lixo electrónico a peças de arte
Em 2015 foram produzidos cerca de 41,8 milhões de toneladas de lixo electrónico, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Destas toneladas de lixo, menos de um sexto foi devidamente reciclado. Porém, existem artistas como Julie Alice Chappell que reciclam estes componentes e lhes dão uma nova vida através da arte.
As peças favoritas desta artista britânica são os circuitos e placas de computadores velhos. Através da sua técnica meticulosa, Chappell recicla estas partes e transforma-as em bonitos insectos. Os insectos já são vários e a artista criou mesmo uma colecção chamada “Computer Component Bugs”.
“Com todos os seus componentes minúsculos, circuitos complexos e cores metálicas brilhantes não consigo evitar compará-los aos padrões delicados que vemos quando olhamos para a natureza com atenção. Olho para as placas de circuito com a mesma curiosidade e espanto com que vejo o mundo natural”, afirma a artista.
Chappell é também uma artista com uma consciência ambiental, pois defende que a sua arte transforma “materiais descartáveis e ambientalmente perigosos para criar algo novo e precioso, mantendo a arte simpatética às actuais questões ambientais ao mesmo tempo que desenvolve um processo original de criação”.
Veja alguns dos insectos criados pela artista aqui.
[nggallery id=1733 template=greensavers]