Decisão sobre utilização de glifosato na Europa adiada novamente



A Comissão Europeia adiou novamente a decisão de prolongar por nove anos – ou banir – a utilização de glifosato nos países da União Europeia, devido a desacordo entre a Alemanha e França. Segundo o Observador, não se conseguiu chegar a um acordo sobre a utilização do glifosato nos Estados-membros.

“Sem se conseguir uma maioria qualificada, não houve voto”, explicou um porta-voz da Comissão. De acordo com o grupo técnico da Comissão Europeia, que deveria ter votado o assunto hoje, a Alemanha não consegue encontrar uma posição única sobre a utilização deste herbicida, uma vez que os dois parceiros da coligação – CDU e SPD – têm visões diferentes sobre a matéria – e prefere abster-se. Portugal também indicou a sua abstenção.

Entre os países que estão contra a utilização do glifosato encontram-se a França e Luxemburgo – segundo a ministra do Ambiente gaulesa, Marisol Touraine, a França vai mesmo votar internamente a proibição total do glifosato, qualquer que seja a decisão comunitária. Quais serão as cenas dos próximos capítulos?

Foto: Paul Schulze / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...