DECO PROteste e AMCAL levam Festival da Reparação a Cuba do Alentejo
A DECO PROteste, em parceria com a AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central anunciam a realização do Festival da Reparação, um evento dedicado a promover a sustentabilidade e a economia circular na região do Alentejo, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa, realizada no âmbito da Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos (European Waste Week Reduction-EWWR) e do projeto europeu REPper: REPair PERspective, da qual a DECO PROteste faz parte, terá lugar no dia 25 de novembro, na Biblioteca Municipal de Cuba.
O festival tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância de reparar os equipamentos elétricos e eletrónicos em vez de os descartar, prolongando o seu tempo de vida útil e combatendo o desperdício eletrónico.
O programa está dividido em dois momentos distintos: a manhã será dedicada a uma mesa-redonda sobre os desafios e oportunidades da reparação, juntando especialistas e entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a CCDR Alentejo, o Instituto Politécnico de Beja, o ELETRÃO, a ERP Portugal e PACT Alentejo.
A tarde será aberta a toda a comunidade, com ações práticas que visam capacitar os cidadãos em que estes podem trazer os seus pequenos eletrodomésticos avariados para a sessão “Open REPAIR”, onde técnicos especializados ajudarão a diagnosticar e a reparar os equipamentos. Em simultâneo, vão decorrer jogos didáticos sobre energia e sustentabilidade, focados na redução do consumo energético.
“Tendo em conta que este ano a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos é dedicada ao tema dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), queremos juntar os consumidores para ações de sensibilização que reflitam sobre as reparações enquanto opções inteligentes, seja de forma económica, seja de forma ambiental. Esta iniciativa, em parceria com a AMCAL, permite-nos estar mais próximos da população do Alentejo e dar-lhes as ferramentas necessárias para aderirem a uma economia mais circular.”, afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste.
“O direito a reparar é uma causa que defendemos ativamente, e eventos como este são fundamentais para capacitar os consumidores e incentivar o mercado a oferecer produtos mais duradouros e reparáveis.”, acrescenta.
A participação no Festival da Reparação em Cuba (dia 25 de novembro) é gratuita, mas requer inscrição prévia através deste link
Para além do evento no Município de Cuba, a iniciativa será também estendida a outros concelhos do Alentejo Central com sessões de “Café Repair”, com o objetivo de levar o conhecimento sobre reparação a mais comunidades:
- Alvito: 22 de novembro (09h30 – 12h30) – Biblioteca Municipal de Alvito
- Viana do Alentejo: 22 de novembro (14h30 – 17h30) – Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo
- Vidigueira: 29 de novembro (09h30 – 12h30) – local a anunciar
- Portel: 29 de novembro (14h30 – 17h30) – Portel – Feira do Montado 2025 (stand institucional da AMCAL)