Degelo no Árctico pode ser a causa do actual tempo estranho



O especialista em mudanças climáticas Brian Hoskins diz que, se a actual incongruência das estações do ano se devir ao degelo no Árctico, então isso significa que o grande culpado de tudo isto foi o bombardeamento de gases com efeito de estufa na atmosfera.

“Se descobrirmos que a redução do gelo marinho no Árctico é uma das principais causas, então ela é fortemente afectada pelo que estamos a fazer com a colocação de gases com efeito de estufa na atmosfera”, disse ele à BBC Radio 4.

No entanto, também é possível que o tempo estranho seja apenas aleatório – o que, nesse caso, poderá ser passível de previsão no futuro, disse o especialista, segundo o Telegraph.

Brian Hoskins, director do Grantham Institute for Climate Change, no Imperial College, em Londres, estará entre os, pelo menos, 20 peritos em clima e meteorologia de toda a Grã-Bretanha a participarem numa reunião criada pelo Met Office.

O objectivo do evento é examinar o que pode estar na causa do Inverno frio de 2010, do Verão húmido do ano passado e da Primavera fria deste ano – todas estações classificadas como as épocas mais extremas já registadas.

Os cientistas dizem estar a planear discutir futuras áreas de investigação sobre o tema, desvalorizando a importância do encontro. Mas as discussões estão a ser vistas como um movimento sem precedentes, já que os intervenientes estão relutantes em atribuir eventos climáticos invulgares às mudanças climáticas.

Este ano registou-se uma das Primaveras mais frias de sempre – a segunda, desde que se iniciaram os registos em 1910. No ano passado, também se registou o segundo Inverno mais chuvoso.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...