Dentista viaja por todo o mundo para ajudar animais selvagens (com FOTOS)
O doutor Gerhard Steenkamp tem uma das profissões mais arrepiantes e arriscadas de todo o mundo. Ele é dentista e viaja por todo o mundo para tratar os dentes dos animais selvagens, desde o possante hipopótamo ao minúsculo ouriço.
Na verdade, Steenkamp trata os seus pacientes como se eles fossem normais cidadãos de um qualquer país, procurando uma solução para as dores de dentes ou cáries. A diferença é que, em vez de um homem ou mulher de 80 kgs, ele trata elefantes, leões, tigres, hipopótamos ou outros animais, que pesam toneladas.
O médico sul-africano é um dos principais dentistas veterinários do mundo e realiza cerca de 500 cirurgias por ano, da China ao Egipto, África ou Emirados Árabes Unidos. “Já operei de tudo: pequenos morcegos ou elefantes”, explicou.
Apesar de já ter tratado leões, tigres, leopardos ou chitas, os animais mais complexos de operar são os elefantes, búfalos, hipopótamos e rinocerontes. “Já tive elefantes a acordarem no meio da cirurgia, e isso pode ser chato”, confessa.
“O seu grande tamanho torna difícil o trabalho. Não podemos simplesmente movermo-nos rapidamente de um lado ao outro da boca, há que planear a cirurgia antecipadamente”, revela.
As queixas mais comuns dos animais prendem-se com fracturas nos dentes, infecções ou abcessos.
Em 15 anos de trabalho, a pior experiência deu-se com um hipopótamo do zoo de Pretória, na África do Sul. “É difícil anestesiar estes animais. Este, em particular, decidiu levantar-se a meio da cirurgia. Estar num espaço tão pequeno com um animal de 1,8 toneladas pode ser muito arriscado”, gracejou.
Veja algumas das fotos de Steenkamp – e clique na foto para saber qual o animal em questão.