Depois da onda gigante, agora foi uma tartaruga 160 kgs que foi encontrada na Nazaré (com VÍDEO)

Nazaré está a transformar-se numa vila de fenómenos marinhos. Depois de, em Novembro último, o norte-americano Garrett McNamara ter surfado aquela que terá sido a maior onda de sempre, a vila portuguesa voltou às manchetes dos jornais e aos jornais televisivos no domingo, quando uma tartaruga gigante deu à costa.

Veja um vídeo da onda gigante.

A tartaruga, com 1,5 metros e 160 quilos, foi encontrada com alguns ferimentos, magra e desidratada, tendo sido entregue aos cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) de Quiaios, Figueira da Foz.

“Está magra, está debilitada, tem vários ferimentos, alguns até antigos”, explicou à agência Lusa, Marisa Ferreira, bióloga responsável pelo CRAM.

A tartaruga de couro, uma espécie habitual na costa portuguesa, chegou às instalações do centro de reabilitação ao início da tarde, tendo sido necessárias nove pessoas para a colocar numa piscina, operação que contou com a ajuda de elementos dos bombeiros municipais.

As primeiras análises sanguíneas efectuadas à tartaruga revelaram problemas de desidratação, indicou a bióloga. Agora, a tartaruga será alimentada e medicada, para ser mais tarde ser devolvida à natureza.

Segundo Marisa Ferreira, a tartaruga de gigante não tem nada. “Este animal ainda é pequeno, já tivemos ocorrências com dois metros e meio de comprimento e esta tem apenas metro e meio. Tudo indica que é ainda um animal imaturo”, sublinhou à Lusa.

O animal estava desorientado e foi encontrado por um pescador nas águas do mar da Nazaré. Veja o vídeo da TVI.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php