Depois de Lisboa, Lahti é a nova Capital Verde Europeia 2021

Depois de Lisboa ter sido a Capital Verde Europeia (Green Capital) em 2020, chegou a vez de passar o testemunho para a cidade de Lahti, na Finlândia. A cerimónia de inauguração realizou-se no passado dia 15 de janeiro, e contou com a presença de Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A nova Capital Verde de 2021 tem já definidas várias metas que demonstram o seu compromisso de sustentabilidade ambiental, nomeadamente, tornar-se uma cidade neutra em carbono em 2025, dez anos antes do próprio país, reduzir as emissões de gases poluentes em 80% em relação aos níveis de 1990 até 2025, e tornar-se uma cidade sem resíduos, pioneira de economia circular, até 2050.

Em relação aos vários objetivos desenhados para o corrente ano, distingue-se a introdução de um novo sistema de bicicletas urbanas no verão, a eletrificação da frota de autocarros de transportes públicos, o aumento das refeições vegetarianas e vegan, e o desenvolvimento de caminhos naturais perto do hospital principal.

Pekka Timonen, Mayor de Lahti, afirma “Em 2021 nós queremos dar as boas-vindas ao mundo em Lahti para mostrar o lugar inspirador que é. As cidades ao redor do mundo precisam de ações, não de palavras para garantir agora um futuro sustentável.”

Para saber mais sobre os projetos implementados na cidade, consulte o site.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...