Depois do Brasil, África tem os “heróis escondidos” dos mercados emergentes
É no continente africano que estão as grandes oportunidades do retalho mundial, de acordo com a grande maioria dos participantes no World Retail Congress 2011, que se realizou esta semana em Berlim.
Assim, os estados africanos aparecem referenciados cinco vezes em cada dez países destacados como ‘Heróis escondidos: a próxima geração dos mercados de retalho’, um relatório publicado pela Deloitte e Retail Planet.
O facto de “existirem muitas bocas para alimentar” e uma classe média emergente faz de África um mercado de crescente importância para o retalho mundial, apesar da instabilidade política, pobreza e conflitos, segundo o research director da Deloitte, Ira Kalish.
“É um mercado de retalho fragmentado e menos desenvolvidas cria oportunidades”, salientou Kalish, que concluiu que “há questões e problemas a abordar cuidadosamente, mas certamente que vale a pena analisar o mercado africano”.
Já John Fraser, director de Divisão da Woolworths Internacional, que opera na África do Sul e outros países africanos, referiu que o maior desafio é encontrar a propriedade mais apropriada, admitindo que em países como a Nigéria, por exemplo, “os custos da propriedade são elevados e as infra-estruturas rudimentares”.
Citado pelo Hiper Super, Fraser salientou ainda que “é do interesse dos retalhistas fornecerem crédito aos consumidores com crédito de modo a gerar poder de compra”. “África é quase a fronteira final no retalho. A entrada da Wal-Mart funcionou como um reconhecimento que África é um investimento bom para o retalho”, concluindo que o facto de o maior retalhista ter adquirido propriedades em 13 ou 14 países “é realmente um cheque em branco”.
Aliás, esta é a peça que encaixa em toda esta tendência: a entrada da Wal-Mart no continente africano, depois da aquisição do grupo sul-africano Massmart. Agora, todos os grandes retalhistas mundiais querem chegar a este mercado.
Antes, já o Brasil tinha sido apresentado como o País das oportunidades para o retalho mundial.