Depressão Karim: superfície frontal fria trás chuva e mau tempo
O Serviço Meteorológico de Espanha (AEMET) atribuiu o nome de Karim a uma nova depressão, que irá afetar a Madeira e o Continente enquanto superfície frontal fria associada nos próximos dias.
No Arquipélago da Madeira, espera-se a partir de hoje chuva “forte e persistente”, e até ao fim do dia 20, vento, trovoada e queda de granizo, podendo ainda ser possível a “queda de neve nos pontos mais altos da ilha”, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Portugal continental prevê-se uma mudança já amanhã, dia 20, e mau tempo todo o fim de semana. O IPMA prevê “chuva no litoral oeste que irá progredindo gradualmente para o interior”, que será persistente “em especial no litoral Norte e Centro” e rajadas de vento “até 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas”. No domingo, “esperam-se aguaceiros em todo o território, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”, e neve “acima de 1400 metros de altitude, descendo a cota para 1200 metros ao longo do dia na região Norte”.