Descarbonização dos transportes passa por “mix energético” e deve ir além da mobilidade elétrica, diz associação



Mais de 95% dos carros ligeiros e a quase totalidade das viaturas pesadas que circulam nas estradas portuguesas estão dependentes de combustíveis fósseis. “A transformação completa para fontes de energia alternativa – elétricos e híbridos – irá, certamente, demorar vários anos” avisa a Associação de Bioenergia Avançada (ABA).

No seu mais recente relatório, a entidade que se especializa no estudo de combustíveis alternativos à energia fóssil explica que a idade média dos veículos em Portugal “continua a aumentar”, pelo que “o processo de migração para automóveis de energias alternativas será mais moroso do que o inicialmente previsto”.

A ABA argumenta que, apesar de a solução para as frotas de veículos ligeiros poder passar pela mobilidade elétrica, no que toca ao transporte pesado de mercadorias e de passageiros “a solução passará, sem dúvida, pelos biocombustíveis”.

Apontando que “os automóveis pesados são um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 no setor dos transportes”, a associação portuguesa salienta que “torna-se urgente tomar novas medidas, sobretudo onde existem ainda um número reduzido de soluções renováveis”, e acrescenta que cerca de 99% dos transportes pesados de mercadorias ainda são movidos a gasóleo.

Por isso, “existe ainda um longo caminho a percorrer no sentido da transformação energética” do setor da mobilidade, avisam os especialistas. “É precisamente, por isso, fundamental considerar-se outras fontes de energia que permitam alcançar as metas de descarbonização o mais rapidamente possível, onde a bioenergia assumirá um papel fundamental como resposta a esta necessidade.”

A ABA informa que os biocombustíveis convencionais e os biocombustíveis de resíduos e outros avançados são responsáveis por uma redução significativa das emissões de dióxido de carbono e que são “a alternativa mais utilizada, entre as fontes alternativas aos combustíveis fósseis”.

“Sabemos que o futuro passará por um mix energético, onde se enquadram todas as soluções que permitem descarbonizar o setor dos transportes, desde a eletricidade a uma maior incorporação de biocombustíveis de resíduos e outros avançados”, bem como “combustíveis sintéticos, produzidos de forma sustentável”, explica a ABA.

Embora reconheça que Portugal “tem um elevado potencial para a produção de energia renovável” e que por isso “entende-se a aposta que tem sido feita na mobilidade elétrica e no hidrogénio”, a associação defende que a descarbonização do setor não pode apenas passar por essas duas alternativas.

“Serão necessários vários anos até haver uma quota representativa da mobilidade elétrica nos transportes, uma vez que irá requerer um elevado investimento em infraestruturas, tais como postos de carregamento” e poderá até ter de se recorrer a eletricidade de fontes poluentes para dar resposta ao aumento da procura, o que aumentaria as emissões de carbono.

“A solução está, portanto, num mix composto por diferentes fontes de energia que, através da sua sinergia, permita atingir as metas definidas pela União Europeia para o setor. Neste sentido, para complementar estas soluções é importante que exista a promoção de outras alternativas sustentáveis que não envolvam a substituição dos veículos com motor a combustão, mas antes a incorporação no gasóleo e na gasolina de biocombustíveis sustentáveis e combustíveis alternativos, tais como synfuels, e-fuels, biojet, entre outros”, declara a ABA, apontando que os biocombustíveis não exigem a substituição das frotas de veículos com motor de combustão nem o investimento em novas infraestruturas.

“Têm, por isto, o enorme potencial de contribuir para a transição energética e impulsionar a economia circular.”





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