Descarbonização em destaque no Portugal Shipping Week 2024



A Gare Marítima de Alcântara recebeu ontem a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal. O encontro que é considerado como um dos mais representativos do setor marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do setor e dos transportes marítimos e como grande objetivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, ao longo desta semana, a PSW 2024 junta armadores, fornecedores de energia, gestores e representantes nacionais e internacionais de todas as áreas ligadas ao setor marítimo, para apresentarem projetos, estabelecerem relações comerciais e trocar sinergias.

Na abertura da conferência, a Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salientou a importância dos portos e do shipping na Economia Global e os desafios que a Indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global. E para esta transformação, o papel da inovação é fundamental, promovendo uma economia resiliente, mais competitiva, de maior valor e, acima de tudo, mais verde. A transição energética europeia e global para o transporte marítimo está na agenda e, no centro do debate desta semana, estará a descarbonização do transporte marítimo, e o caminho a seguir que este desafio enfrenta pelos seus diferentes intervenientes, sejam eles os governos nacionais, portos, terminais ou a comunidade marítima”.

Por sua vez, no mesmo sentido, Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, abordou os desafios que os dois portos enfrentam, como as alterações climáticas, eficiência energética, energias renováveis, economia circular, inteligência artificial e relações porto-cidade, salientando que estas “são expressões que passaram a fazer parte do léxico portuário, refletindo as novas realidades do setor. Comprometidos com os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas e os 10 Princípios do Pacto Global da ONU, os Portos de Lisboa e Setúbal estão ativamente empenhados na transição energética com vista a um futuro mais sustentável. Queremos tornar-nos num ecossistema portuário mais verde, mais inteligente e mais resiliente, baseado na inovação e ancorado num grande centro internacional da economia azul em Portugal”.

A Flagship Conference contou ainda com a participação de diversos oradores, entre os quais Pedro Ponte, Diretor de Engenharia, Infraestruturas e Ambiente da APSS, que apresentou a Estratégia Offshore do Porto de Setúbal, e Nuno Santos, CEO dos Estaleiros Navais da Lisnave, que fez uma intervenção sobre o futuro da Lisnave de Setúbal nos segmentos Offshore renewables. Shipyard and Ship building.

Isabel Moura Ramos apresentou, ainda, os principais projetos de investimento de transição energética e digital dos Portos de Lisboa e Setúbal.

A Portugal Shipping Week 2024 encerra na próxima sexta-feira com uma visita ao Porto de Setúbal, que inclui a passagem pelos Estaleiros Navais da Lisnave, ETERMAR e uma visita aos Terminais Portuários da TERSADO, SADOPORT e RO-RO.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...