Descoberta floresta submersa no Golfo do México (com FOTOS)



Imagine que vai mergulhar no Golfo do México, numa zona repleta de peixes e, à medida que se aproxima do fundo, vê algo que não é, decididamente, o solo oceânico – mas sim uma floresta de ciprestes.

A floresta Bald Cypress foi enterrada por sedimentos oceânicos e mantida protegida num ambiente livre de oxigénio, durante mais de 50 mil anos. Provavelmente, foi posta a descoberto pelo furacão Katrina em 2005, de acordo com Ben Raines, um dos primeiros mergulhadores a explorar a floresta submersa, director executivo da Weeks Bay Foundation.

A floresta contém árvores tão bem preservadas que, ao serem cortadas, ainda cheiram a seiva fresca, afirma Raines, de acordo com o Treehugger.

Os troncos dos ciprestes abrangem uma área de pelo menos 1,3 Km2, a vários quilómetros da costa de Mobile, Alabama, nos Estados Unidos, e estão localizados a cerca de 18 metros abaixo da superfície do Golfo do México. A floresta tornou-se numa espécie de recife artificial, proporcionando um lar a populações de peixes e anémonas.

Raines uniu-se a um dendrocronologista, Grant Harley, e a uma geógrafa, Kristine DeLong, que o têm ajudado a descobrir alguns dos segredos da floresta, incluindo a sua idade – cerca de 52 mil anos.

Os cientistas também querem utilizar a floresta para saber mais sobre o actual clima. Ao explorarem os anéis de crescimento das árvores – e estas poderiam ter centenas de anos, talvez até milhares, antes de serem submersas –, os cientistas podem descobrir mais acerca da história climática do golfo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...