Descobertos rios subaquáticos na costa australiana. São únicos no mundo



Cientistas da Universidade da Austrália Ocidental descobriram rios subaquáticos ao longo da maior parte da plataforma continental da Austrália. Estes rios não existem, a esta escala, em mais nenhum local do planeta.

A descoberta foi feita utilizando planadores oceânicos. Estes planadores são veículos subaquáticos autónomos que se impulsionam através da água e coletam dados importantes sobre os nossos oceanos.

Os rios subaquáticos formam-se nos meses de inverno e estão atualmente no auge.

A Dra. Tanziha Mahjabin, que concluiu a investigação como parte da sua tese de doutorado na UWA, avançou a uma publicação especializada australiana, que o trabalho foi resultado de uma enorme quantidade de dados recolhidos utilizando o Sistema Integrado de Observação Marinha.

“Os dados duraram mais de uma década e equivalem a passar mais de 2500 dias no mar”, indicou a cientista.

“Conseguimos examinar dados de diferentes áreas da Austrália e também analisar a variabilidade sazonal”.

O professor Chari Pattiaratchi, da Oceans Graduate School e Oceans Institute da UWA, avançou à mesma publicação que, normalmente, os satélites são utilizados ​​para identificar características da superfície, como plumas de rios, mas, como o fluxo de água fica abaixo da superfície, não foi detectado até a implantação dos planadores oceânicos.

“Esta é a descoberta mais significativa para a oceanografia costeira nas últimas décadas, não apenas na Austrália, mas em todo o mundo”, concluiu o professor Pattiaratchi.

A co-autora da UWA, Dra. Yasha Hetzel, afirmou que o arrefecimento simultâneo de águas próximas à costa em toda a Austrália devido à perda de calor nunca tinha sido documentado.

“O oceano costeiro é a bacia receptora de matéria suspensa e dissolvida, que inclui nutrientes, matéria vegetal e animal, assim como poluentes e representa um componente importante do ambiente oceânico, ligando a terra ao oceano profundo”.

Os cientistas indican que o estudo destaca a importância dos rios subaquáticos, que são um canal significativo para o transporte de poluentes e matéria vegetal e animal para o mar.

A investigação foi publicada na Nature Scientific Reports.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...