Desconfie do que vê. Esta folha é, na verdade, uma borboleta

A borboleta folha-da-Índia (Kallima inachus), também conhecida como “folha morta” ou “borboleta folha laranja”, tem a capacidade de se disfarçar numa folha. A aparência incomum da borboleta e a coloração das asas fazem com que ela pareça uma folha morta. Quando a borboleta pousa num galho, é quase impossível encontrar esta bela borboleta.

As asas interiores da borboleta folha-da-Índia exibem tons de safira com laranja brilhante. A parte externa das asas tem coloração castanha que permite à borboleta camuflar-se no meio das folhas secas.

Quando a borboleta se sente ameaçada, fecha bem as asas para dar aos predadores a impressão de que é uma simples folha. Cada borboleta tem a sua própria cor e padrões individuais que diferem ligeiramente uns dos outros.

A borboleta folha da Índia pode ser encontrada em muitas zonas da Ásia, Japão e Índia. Ela vive predominantemente em exuberantes florestas tropicais, mas é conhecida por se aventurar fora de sua região ocasionalmente.

A borboleta tem a habilidade distinta de alterar as suas cores com as estações. Durante a estação seca, o castanho da borboleta fica opaco e, na estação chuvosa, as suas cores tornam-se mais profundas e escuras.

Esta borboleta forrageia o solo da floresta tropical em busca de frutas podres, que consome, podendo também comer seiva. As larvas da borboleta alimentam-se apenas da folhagem de árvores ou arbustos. Após a estação chuvosa, geralmente de abril a junho, as borboletas adultas reproduzem-se, sendo que se voltam a reproduzir durante a estação chuvosa. Ou seja, duas gerações de larvas ocorrem a cada ano. A borboleta fêmea põe os seus ovos numa planta hospedeira que ela acredita que irá alimentar as larvas até que se transformem em adultos.

Os pássaros costumam caçar estas borboletas, para escapar, a borboleta voará num padrão imprevisível para escapar do predador e pousar numa árvore ou pilha de folhas para se esconder. Ao pousar, a borboleta dobrará as suas asas e ficará imóvel para se misturar com as folhas. Se o predador chegar muito perto da borboleta em repouso, ela voltará ao voo imprevisivél. Os padrões de voo rápido e irregular da borboleta frequentemente confundem o pássaro e dão à borboleta uma chance de escapar. A borboleta geralmente evita voar ao ar livre, a menos que seja necessário.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...