Desflorestação pode contribuir para mais de um terço das mortes causadas pelo calor nos países tropicais



A perda de floresta nas regiões tropicais do planeta expõe mais de 300 milhões de pessoas ao aumento da temperatura e está associada a cerca de 28 mil mortes relacionadas com o calor todos os anos.

A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista ‘Nature Climate Change’, que se debruçou sobre áreas nas Américas Central e do Sul, em África e no sudeste asiático.

A equipa, liderada por investigadores da Universidade de Leeds (Reino Unido), usou dados de satélite, de distribuição geográfica das populações humanas e de mortalidade para aferir o excesso de mortes associadas ao aumento do calor provocado pela perda de árvores, que ajudam a reduzir naturalmente a temperatura ambiente, através da sombra que proporcionam, da evapotranspiração e da absorção de dióxido de carbono.

Dessa forma, perceberam que entre 2001 e 2020, mais de um terço de todas as mortes relacionadas com o calor que ocorreram nas regiões tropicais se deveram à desflorestação.

“O nosso trabalho mostra que a desflorestação tropical não é apenas um problema ambiental, mas também é uma grande preocupação de saúde pública”, diz, em comunicado, Carly Reddington, primeira autora do artigo.

“Populações vulneráveis – com acesso limitado a cuidados de saúde, a equipamentos de arrefecimento, ou sem capacidade de adaptação – frequentemente vivem perto de regiões desflorestadas e podem ser desproporcionalmente afetadas”, salienta.

A investigação descobriu que mais de 48 milhões de pessoas na Indonésia, 42 milhões na República Democrática do Congo e 21 milhões no Brasil estão expostas ao aumento do calor causada pela perda de floresta tropical. Os maiores impactos foram detetados em zonas densamente povoadas perto de áreas cujas florestas foram derrubadas.

“Proteger as florestas tropicais pode salvar vidas ao manter mais frescas as temperaturas locas e ao reduzir o risco de mortes por exposição ao calor”, avisa Reddington.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...