Designer afegão cria detonador de minas feito de plástico biodegradável e bambu



Um dos muitos dramas do Afeganistão é a presença de milhões de minas terrestres nos seus desertos. Todos os meses, estas minas ocultas matam dezenas de afegãos. Ao pensar em soluções para este problema, o designer de produto Massoud Hassani lembrou-se de um jogo a que brincava enquanto cresceu em Cabul, capital afegã.

Segundo explica o Green Savers Angola, ele e os seus irmãos costumavam construir pequenos brinquedos de papel, com a forma de bolas gigantes de ervas daninhas, que se colocavam na rua e para viajar com o vento forte do deserto.

A Mine Kafon, projectada para detonar minas terrestres, é uma versão maior desses brinquedos, feita a partir de plástico biodegradável e bambu.

Quando o vento sopra, a Mine Kafon começa automaticamente a rolar pelo terreno. O objecto é pesado o suficiente para conseguir activar as minas. Quando uma mina explode, o dispositivo perde normalmente uma ou duas das suas pernas mas, mesmo assim, consegue continuar em movimento, impulsionado pelo vento.

A peça está construída de modo a que as pernas destruídas possam ser substituídas, não ficando o objecto inutilizado por cada peça que perde. Uma das grandes vantagens do projecto é o facto de os dispositivos poderem ser fabricados a um baixo custo.

Neste momento, a Mine Kafon é ainda um protótipo, mas Hassani ambiciona colocá-la no terreno e pô-la a trabalhar rapidamente. O plano passa por melhorar o protótipo com a ajuda de engenheiros, incluir-lhe um sistema de GPS, criar uma equipa que produza o objecto e levá-lo, por fim, para os terrenos repletos de minas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...