Designer brasileiro propõe trocar lixo por créditos para utilizar nos transportes públicos
Já imaginou poder trocar lixo por créditos para utilizar nos transportes públicos? É precisamente esta a ideia defendida pelo designer brasileiro Willian Sertório, que pretende promover a reciclagem dos resíduos e levar os cidadãos a utilizarem mais os transportes públicos.
O designer candidatou o projecto denominado “Meu lixo, meu transporte” ao Creative Sand Box, plataforma de incentivo à inovação do Google que vai investir 35 mil reais (14 mil euros) num projecto vencedor. Além de patrocinar o projecto vencedor, o Google irá também disponibilizar os seus funcionários para ajudar na materialização da proposta.
A ideia para criar esta iniciativa surgiu quando Sertório ainda estava na faculdade, avança o Menos um Carro.
“No primeiro ano, estava desempregado e tinha algumas dificuldades. Era bolsista. Um dia resolvi ir ao Bom Prato que ficava perto do campus. Sabia que estava a tirar a vez a alguém que realmente precisava, mas achei que a experiência seria boa. Na hora de pagar, ou dava R$ 1,00 ou trocava 10 latinhas por um almoço. Achei a ideia um máximo e pensei que poderia funcionar nos transportes públicos”, explica o designer.
A proposta é simples: cada pessoa só tem de levar os resíduos a um ponto de recolha de material reciclável. Depois, irá receber num cartão com os créditos para utilizar no autocarro, metro ou comboio.
Segundo Sertório, os pontos de recolha serão indicados no Google Maps, para facilitar a identificação e será criada uma aplicação Android que irá indicar a quantidade do material reciclável que cada cidadão precisa de reunir para poder viajar nos transportes públicos.
Apesar de ainda estar no papel, o projecto já começou a receber elogios de várias pessoas que deixam os seus comentários no Creative Sandbox. Confira aqui.
.