Designer cria robot submarino que recolhe lixo do fundo do mar (com FOTOS)



Um dos grandes desafios da humanidade é recolher todo o lixo que, diariamente, vai para aos rios e oceanos. Foi a pensar nesta tendência insustentável que o designer industrial Elie Ahovi criou uma espécie de recolhedor de lixo aquático, um robot submarino que age autonomamente e limpa as águas cada vez mais sujas de um dos maiores recursos da humanidade.

O robot chama-se Marine Drone e segue a ideia de muitos outros conceitos de aparelhos submarinos já existentes. Como este, que limpa derrames de petróleo.

O Marine Drome está programado e desenhado para nadar aleatoriamente e procurar todo o plástico que existe no mar. O seu design é muito simples: trata-se, basicamente, de um enorme cesto do lixo, que se desloca na água com a ajuda de hélices movidos por três baterias.

À medida que vai nadando, o cesto enche-se de lixo. Os drones, coordenados através de um sonar, voltam à posição inicial quando sentem que o caixote está cheio. Depois, o plástico é colocado no navio ou barco e levado para reciclagem.

Há uma pergunta que se impõe: e os peixes, não serão sugados para o interior do lixo, sendo levados junto do plástico? A resposta, segundo Ahovi, é negativa. Os drones emitem um barulho que assusta os animais, afastando-os do aparelho.

O Marine Drone é apenas um protótipo, mas mesmo que nunca veja a luz do dia – leia-se, seja comercializado – a verdade é que já pôs na ordem do dia o tema da limpeza dos oceanos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...