Designer de Viseu ressuscita sabão tradicional das aldeias portuguesas (com VÍDEO)



Vítor Rodrigues, um jovem designer de Viseu, está a recuperar e reinventar as receitas antigas de fabrico de sabão 100% natural e com cheiros portugueses. A Só Sabão situa-se num local onde já funcionou um teatro – na verdade, um dos primeiros teatros da cidade de Viseu – e transforma carvão, sal da Ria de Aveiro, mel ou leite de cabra serrana de Mirandela em sabão tradicional, feito há décadas em muitas aldeias portuguesas.

Há, inclusive, sabão para lavar os animais, feito com citronela e eucalipto. “São repelentes naturais”, explica o designer.

Cada sabão custa €5, não tem aditivos nem nada que seja estranho à natureza. É um sabão de fabrico artesanal com um toque de design. Um dos sabões – a gama Austrália – inclui eucalipto e argila, tem carimbo e caixa – com cartão reciclado – e ilustração de autor.

As caixas são montadas por pessoas com deficiência, de instituições locais. A Só Sabão tem também uma rede local de parceiros, privilegiando a economia justa. “Este tipo de economia é fundamental para a região. E [os fornecedores] percebem. Quando vamos ter com um produtor de mel e lhe perguntamos o preço, ele acha estranho”, continua Vítor Rodrigues. É assim, porém, que o designer consegue desenvolver esta economia de comércio justo.

O produto final demorou anos a ser trabalhado, explicou ao Economia Verde a farmacêutica Filipa Monteiro. O resultado pode ser visto no Economia Verde 134 ou aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...