Designer japonês inventa roupa com ar condicionado incorporado (com vídeo)
Uma pequena empresa de design japonesa, a Kuchofuku Co, está a comercializar camisolas, calças e casacos equipados com um pequeno aparelho de ar condicionado, uma inovação que pretende responder às restrições energéticas no Japão pós-Fukushima.
De acordo com a AFP, estes equipamentos de ar condicionado baseiam-se numa bateria de lítio que pode manter a roupa fresca durante 11 horas com uma única carga, consumindo muito menos energia que um ar condicionado tradicional.
As roupas mais baratas custam cerca de €77 e poderão chegar em breve aos Estados Unidos, onde várias regiões se debatem com temperaturas muito elevadas, ou até a Portugal, no Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.
“Tive esta ideia quando me ocorreu que não precisávamos de arrefecer uma sala inteira se as pessoas se sentirem frescas por si próprias”, revelou o presidente e designer da Kuchofuku, Hiroshi Ichigaya.
“Trabalho num local muito quente e tenho de usar fatos de manga comprida, por isso comprei este equipamento para ficar fresco e evitar ataques de coração”, explicou por sua vez ao The Telegraph Ryo Igarashi, de 33 anos.
Ainda segundo a AFP, esta não a primeira vez que uma empresa de design japonesa tenta reinventar o conceito de arrefecimento pessoal. Veja este exemplo. E este.