Designers italianos criam cápsula que substitui caixões de madeira



Os designers italianos Anna Citelli e Raoul Bretzel acreditam que a morte faz parte do processo biológico do ser humano, não é um tabu e os velórios, enterros e caixões tornam tudo mais traumático e doloroso.

Para fazer da morte uma passagem mais leve e ecológica, os designers criaram uma alternativa aos caixões de madeira: uma cápsula mundi. De acordo com o Planeta Sustentável, esta cápsula, em forma de ovo, é feito com amido de plástico, material orgânico e biodegradável, que se decompõe na natureza. O corpo da pessoa falecidade seria colocado lá dentro, em posição fetal.

Por outro lado, em cima da cápsula mundi é plantada uma árvore, que pode ser escolhida pela pessoa, ainda em vida. Depois da morte, o ovo é colocado na terra, onde aos poucos se irá decompor e fazer parte do ambiente. “A árvore crescerá e ficará como símbolo daquela vida que já se foi, mas continuará a ser lembrada por todos”, explica o Planeta Sustentável.

Com esta solução, para Anna Citelli e Raoul Bretzel, os cemitérios deixariam de ser lugares cheios de túmulo para se tornarem em “florestas sagradas”. Além disso, ao parar de fabricar caixões de madeira, estaríamos a evitar que diversas outras árvores fossem derrubadas.

Porém, o projecto da cápsula mundi ainda não saiu do papel. Em Itália, a legislação só permite que as pessoas sejam enterradas em caixões de madeira. Anna e Raoul estão a tentar mudar isto e até criaram a Associazione Capsula Mundi, que quer chamar a atenção das pessoas para aprovar uma nova lei.

[nggallery id=1592 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...