Designers portugueses criam nova visão para o futuro dos protestos populares



Os designers portugueses Tiago Barros e Ana Cravinho estão a apresentar o projecto Digital Revolution, que promete, tal como o próprio nome indica, revolucionar a forma como as pessoas vão protestar, ordeiramente, no futuro.

O projecto procura “uma nova visão para o futuro dos protestos em todo o mundo”, reconhecendo que estas acções são “essenciais e um método altamente importante para as pessoas demonstrarem as suas opiniões”.

Tendo como base a utilização da internet, o Digital Revolution reconhece as limitações dos protestos populares, ao nível do número de pessoas, condições ou perigo de a situação ficar fora de controlo.

Assim, o projecto propõe uma mudança de paradigma para estas acções, possível através de um interface visual para todos os que queiram juntar-se a uma causa específica, qualquer que seja a sua localização física. Um holograma em 3D de cada participante poderá ser projectado numa praça específica, num número infinito. Ou seja, toda a população mundial poderá reunir-se para uma causa através de uma simples ligação online. Todos podem estar na Praça Tahrir, no Cairo, Egipto, ou no Occupy Wall Street.

“Num mundo dominado pelo individualismo contagiante, onde o digital e as redes sociais são considerados o quinto poder, e onde as demonstrações públicas são inseguras e restritas, é tempo de agir. O Digital Revolution é uma ferramenta poderosa, capaz de unir um jovem indiano a um idoso do Alaska”, explicaram os designers ao Green Savers.

Neste contexto, os protestantes podem estar em casa, em segurança, e monitorizar as estatísticas em tempo real, notícias e outros dados. E podem estar, simultaneamente, a elaborar manifestos, escrever em blogs, enviar email ou partilhar histórias com toda a população mundial.

“O espaço físico, agora limitado, poderá ser ilimitado”, continuam os designers, que contaram ainda com a colaboração de Marisa Marques, na pós-produção do projecto.

O Digital Revolution vai estar em exposição, de 17 a 22 de Dezembro, no Storefront for Art and Architecture, em Nova Iorque.

Recorde outro projecto futurista de Tiago Barros, o Passing Cloud, e a recente entrevista exclusiva do criativo ao Green Savers.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...