Deutsche Bank: baterias domésticas da Tesla são mais importantes que os investidores pensam
Esta quinta-feira, a Tesla vai anunciar ao mercado o seu mais recente produto e serviço, e o Deutsche Bank informou os investidores que este negócio pode ser maior do que eles pensam. Segundo os especialistas, o anúncio estará relacionado com a entrada da Tesla no negócio das baterias domésticas – algo que já foi admitido pelo próprio CEO da empresa, Elon Musk – mas a referência do banco alemão não deixa de ser um alerta importante.
A empresa, conhecida pelos carros eléctricos luxuosos, está a desenvolver tecnologias de baterias de íon de lítio para o mercado emergente do armazenamento de energia, comercializando baterias eléctricas para casas e negócios.
Segundo a Bloomberg, a Tesla já instalou baterias em 11 lojas Wal-Mart nos Estados Unidos e 300 residências da Califórnia, ambas equipadas com painéis solares. A parceria junta a Tesla à SolarCity, responsável pelos painéis solares e da qual Musk é chairman.
Os analistas do Deutsche Bank afirmam que este novo negócio tem um “potencial significativo” de crescimento, a ponto de poder aumentar o valor das acções da multinacional em €90.
“Até agora, o mercado não tem informação suficiente sobre a oferta de produtos da empresa ou as suas expectativas de crescimento. No entanto, e com base num trabalho preliminar da economia das estações de armazenamento, acreditamos que isto tem o potencial de ser mais significativo que os mercados esperam”, explica a nota do Deutsche Bank.
Em Fevereiro, Elon Musk admitia comercializar “em breve” uma bateria que pode ser usada nas casas e empresas. Há um ano, recorde-se, a Morgan Stanley tinha admitido que a Tesla poderia entrar no mercado das utilities.
O funcionamento da bateria doméstico será parecido com o do Toyota Mirai, que usa uma célula de combustível de hidrogénio que pode ser removida para fornecer energia à casa. Quando totalmente carregada, ela pode abastecer a residência durante uma semana.
Foto: Robert Scoble / Creative Commons