Deveremos reciclar as nossas cassetes VHS ou guardá-las para sempre?



Caro leitor, vamos começar este artigo pela resposta à pergunta. Na nossa opinião é “sim, devemos reciclar as cassetes de VHS que já não queremos”, mas o processo não é tão simples como, à partida, pode parecer. Reciclar é sempre positivo, mas há alguns artigos que, devido à sua anacronia, requerem cuidados especiais. Como as cassetes VHS.

Durante muito tempo, o VHS foi rei. Ainda hoje, muitas de nós guardamos cassetes que acumulámos ao longo dos anos: filmes, programas de TV ou férias de família estão neste formato.

Para quem se quer “livrar” de algum deste material, porém, não é fácil fazê-lo de forma sustentável. As cassetes têm de ser abertas e desmanteladas à mão, sendo o plástico vendido para futura reutilização. No Canadá, existe uma empresa especialista neste processo – a GenesisXD – que contrata desempregados de longa duração para desmantelar as VHS. O projecto está ainda na fase de recolha de fundos, mas já recebeu várias críticas, de acordo com o fundador Philip Yang.

Muitas destas críticas alertam que há muitos materiais audiovisuais – filmes ou programas de TV – que não fizeram a transição para o DVD, pelo que desaparecerão com o formato VHS.

“Estamos a falar com várias pessoas e recebo muitas opiniões de todo o mundo [sobre o processo de reciclagem de VHS]. A informação está a ajudar-nos a organizar arquivos”, explicou ao Motherboard.

Há muito que cidades como Toronto e Nova Iorque deixaram de reciclar cassetes de VHS, devido à dificuldade que existe em arranjar quem as desmantele. Assim, muitas delas acabam nas lixeiras o que, de qualquer maneira, não ajuda a preservar o arquivo valioso do VHS.

Qual a solução, então?

Segundo Josh Johnson, realizador texano responsável pelo documentário Rewind This!, sobre a cassete VHS, programas como o de Yang são necessários, uma vez que não existe uma forma correcta para nos livrarmos das cassetes VHS. No entanto, há que perceber se o que temos em mãos é valioso, raro e único.

“Estou muito preocupado com o facto de não existir nenhuma iniciativa que leve em conta o que está dentro das cassetes. Temos de ter um método de identificação sobre o que está a ser reciclado, antes que esse processo aconteça”, continuou o responsável.

Segundo Kim Tomczak, artista canadiano fundador do distribuidor de aquivos VHS VTape, este formato é mais do que uma nostalgia. “Existem razões estéticas para usar o VHS e há pessoas que gostam [do design], assim como há quem goste do vinil. Os media são engraçados e nenhum está, verdadeiramente, a substituir o outro. A máquina de escrever nunca substituiu a escrita à mão. Acho que há quem continue a utilizar VHS e a mostrar VHS e agora está outra vez na moda”, explicou Tomczak. Ainda assim, continuo, ainda “temos de fazer algo com os excessos, e se [a GenesisX] pode fazê-lo, é algo positivo”.

E o caro leitor, tem muitas cassetes de VHS? O que fez ou vai fazer a este precioso material em vias de extinção?

Foto: Ludo / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...