Dez municípios do Alto Minho vão apagar as luzes de madrugada



A crise económica e a redução das transferências do Estado estão a levar todos os dez concelhos do Alto Minho a cortar na iluminação pública.

De acordo com o jornal Público, as luzes vão apagar-se durante a madrugada e vão proporcionar à Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) a poupança de mais de um milhão de euros nas contas da iluminação pública.

Os cortes vão arrancar no próximo dia 1 de Março nos centros urbanos e a 1 de Junho nas zonas rurais, depois de serem instalados relógios reguladores de fluxos.

Recorde-se que o concelho de Montalegre já avançou para esta solução e Miranda do Corvo deverá segui-lo em breve.

Se nas zonas urbanas esta medida vai representar um corte de cerca de 30% na iluminação pública, ou seja, por cada três pontos de luz será desligado um, nas aldeias dos dez municípios a iluminação pública será cortada entre as 3h e as cinco da manhã.

“[Estes cortes] não irão colocar em causa a segurança de pessoas e bens. [Não é bem um apagão, mas apenas cortes selectivos] a pensar no equilíbrio das contas municipais e até no meio ambiente”, explicou o presidente da CIM, Rui Soalheiro.

O responsável disse ainda que, nas zonas de maior movimento nocturno, estes cortes não se efectuarão.

Paralelamente, já a partir de 2011 a CIM vai investir cerca de 1,6 milhões de euros na redução dos consumos energéticos na rede de iluminação pública e respectivas emissões de CO2.

“A adopção destas soluções de eficiência energética não deteriora a qualidade da iluminação pública, podendo, inclusivamente, melhorá-la, garantindo a máxima economia”, concluiu a CIM.

A CIM é composta pelos concelhos de Viana de Castelo, Caminha, Paredes de Coura, Ponta de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Valença e Vila Nova de Cerveira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...