DHL publica livro branco que analisa como as economias circulares podem resolver os desafios ambientais



Os sinais das alterações climáticas e dos danos ambientais estão a tornar-se cada vez mais visíveis, sendo, por isso, cada vez mais relevante construir um futuro sustentável. Para isso, é importante que os comportamentos de produção e consumo globais sejam compatíveis com os objetivos ambientais. A DHL acaba de publicar o novo livro branco o “Delivering on Circularity”, que analisa como é que as economias circulares podem ajudar a resolver os desafios ambientais que o mundo enfrenta.

“De forma simples, a circularidade é sobre os 5Rs: Reduzir, Reparar, Revender, Renovar e Reciclar. A transição para uma economia circular baseia-se na reformulação das cadeias de abastecimento”, afirma Katja Busch, Chief Commercial Officer da DHL. “Soluções logísticas inovadoras podem ajudar a impulsionar a economia circular; são um facilitador fundamental para facilitar tanto os fluxos físicos, como os fluxos de dados. Especialmente, quando se trata de otimizar volumes e materiais de produção, alargar os ciclos de vida dos produtos, lançar novos modelos de utilização, ou desenvolver novas soluções para a reciclagem em fim de vida.”

O documento indica que as indústrias da moda e da eletrónica de consumo têm o impacto e as oportunidades mais significativas – juntos, os dois setores contribuem para mais de 6% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE). São também responsáveis pela utilização substancial dos solos, que é superior à área da Alemanha e da Suíça juntas; pelo consumo de água equivalente a 40% do consumo anual de água dos cidadãos americanos; e pela produção de uma quantidade ed resíduos equivalente a cerca de 50% dos resíduos anuais dos europeus. Com 80% das emissões que são acumuladas durante a produção de artigos de moda ou eletrónicos, é imperativo prolongar a vida útil dos produtos.

“A economia circular tem como objetivo reimaginar a forma como os bens produzidos, vendidos e utilizados hoje, são reciclados nas matérias-primas do amanhã. Para concretizar todo o potencial do conceito e institucionalizar o modelo, precisamos de soluções e tecnologias inovadoras”, acrescenta Katja Busch.

A DHL identifica ainda três facilitadores e dez componentes essenciais que permitem uma transição bem-sucedida das cadeias de abastecimento para os ciclos de fornecimento, nomeadamente, a utilização de embalagens reutilizáveis, criação de materiais e design inovadores até à produção on-demand, devoluções inteligentes de produtos, novos conceitos de utilização e recolha e reciclagem de bens. Um esforço concertado entre todos – consumidores e cadeias de abastecimento – pode tornar a transição para uma economia circular bem-sucedida e gratificante, além de ser uma mais valia para a saúde do planeta a longo prazo. Como referem os especialistas, alcançar uma circularidade de 50% poupa tantas emissões de GEE como se todos os utilizadores de streaming em todo o mundo deixassem de ver conteúdos de vídeo durante cinco anos.

Pode consultar o livro branco completo no site.





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