Dia da mulher: Mulheres portuguesas unem-se pelo combate à pobreza menstrual
Hoje é o Dia Internacional da Mulher, uma data celebrada anualmente que relembra a luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade, e que comemora todas as conquistas alcançadas pelas mulheres em diversos contextos sociais.
Este ano, com o objetivo de marcar este dia, 18 marcas criadas por mulheres portuguesas decidiram reunir-se na campanha #standbyHER da Wonther.
De 1 a 8 de março as marcas vão doar 8% da sua faturação para reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, através da Associação Missão Dimix.
A Stand by Her foca-se em três causas prioritárias, identificadas por Sónia Pessoa, Coordenadora e Fundadora da Missão Dimix, que opera diretamente no local:
- Enviar pensos reutilizáveis criados por uma rede de voluntários em Portugal;
- Adquirir máquinas de costura manuais para que se possam criar pensos higiénicos reutilizáveis localmente;
- Construir casas de banho para uso exclusivo de meninas nas escolas locais.
A ação conta com as seguintes marcas: Limon Rose, Nazareth, Plume Organic, Ana das Aventuras, Clair Couture, Pura Creative Nature, Joana Ribeiro Joalharia, Ana Marta Cerâmica, Ownever, Inusitado, Mauvais Marie, Airosa Design, Normal or Not, Wheat & Rose, Knot Knot, MIRAKAYA, Light Years Away e Marita Moreno.
“É sobre irmandade, é sobre as mulheres apoiarem o futuro de outra mulher, enquanto preservam o ambiente local. Quando fornecemos pensos higiénicos reutilizáveis, também é particularmente importante que não estejamos a contribuir para a poluição local”, explicam na página da campanha.
Em África, 1 em cada 10 raparigas faltam à escola durante o seu ciclo menstrual, perdendo 20% da sua educação. Outras, acabam mesmo por abandonar o ensino. Os pensos higiénicos reutilizáveis vão permitir não só que as meninas tenham acesso a produtos de higiene durante a sua menstruação, tal como vão impedir que esse período prejudique a sua educação.Além disso, a campanha vai evitar o uso de produtos descartáveis que poluem o ambiente, incentivando a criação e utilização de produtos reutilizáveis.