com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Dia Mundial da Atividade Física: Porque devemos exercitar?

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física, uma data instaurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como objetivo promover a prática de exercício físico e reforçar a sua importância para a saúde dos cidadãos.

A OMS recomenda que os adultos saudáveis treinem 30 minutos por dia, a uma intensidade no mínimo moderada. Quanto às crianças e aos adolescentes, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda a prática de 60 minutos por dia de “atividade física de intensidade moderada a vigorosa”. Relativamente às pessoas mais velhas, sugere-se a prática de atividade aeróbia de intensidade moderada 5 dias por semana.

A prática de exercício físico é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, tal como para a saúde física e psicológica. Além disso, esta atividade ajuda a prevenir doenças, reduz o stress e melhora a auto estima do praticante.

A atividade favoritas dos portugueses é, segundo a DGS, a caminhada. No entanto, o futebol está também no topo de preferências do sexo masculino.

Cerca de 80% da população portuguesa não pratica atividade física de acordo com as recomendações dadas. Contudo, espera-se que este valor venha a mudar dado que Portugal, tal como outros membros da OMS, comprometeu-se a reduzir a inatividade física no seu país em 10% até 2025.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...