Dia Mundial da Bicicleta: 14 razões para começar a pedalar já hoje (o planeta e a sua saúde agradecem)

Se este ainda não é um meio de transporte ou de passeio que costume utilizar, talvez consigamos encorajá-lo com esta lista de benefícios, para si e para o planeta.

1. Constrói músculos
O elemento de resistência do ciclismo ajuda a construir a força muscular. O ciclismo trabalha todos os principais grupos musculares e ajuda a melhorar a estabilidade.

2. Fácil para as articulações
Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, o que significa que é mais fácil para as articulações do que outras atividades aeróbicas de alto impacto, como correr.

3. Ajuda a apoiar empresas locais
Quando anda de bicicleta, é mais provável que mantenha as suas viagens mais curtas e as compras mais perto de casa, o que é ótimo para os negócios locais.

4. Exercício aeróbico
Andar de bicicleta com energia é uma forma de exercício aeróbico. Aumenta a frequência cardíaca, faz com que o sangue circule pelo corpo, reduz a pressão arterial, regula o açúcar no sangue e, assim, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

5. Reduz as emissões e o tráfego
Ir de bicicleta para o trabalho em vez de conduzir pode reduzir as emissões da sua casa em pelo menos 6%, além de que reduz o tráfego rodoviário. Em horas de trânsito intenso, uma bicicleta pode ser um meio de transporte mais rápido do que o automóvel.

6. Melhora o equilíbrio, postura e coordenação
Andar de bicicleta requer coordenação e equilíbrio. Subir e descer ladeiras, contornar curvas, regular a velocidade e assim por diante, desenvolve a força central e, por sua vez, melhora a postura, o equilíbrio e a coordenação.

7. Diminui a gordura corporal
Pedalar num ritmo constante queima cerca de 300 calorias por hora, o que ajuda a diminuir a gordura corporal. Acompanhado de uma dieta saudável o ciclismo regular ajudará na perda de peso. Obviamente, quanto mais intenso for o exercício, mais calorias serão queimadas.

8. Combate a poluição sonora
Não só andar de bicicleta ajuda a combater a poluição sonora, que afeta animais selvagens, mas também resulta em menos atropelamentos.

9. Prevenção de doenças
Foi demonstrado que a falta de atividade física aumenta o risco de doenças crónicas e mortalidade. O ciclismo regular é uma maneira saudável de reduzir o risco de desenvolver doenças graves, como doenças cardíacas, derrames, diabetes, artrite e certos tipos de cancro.

10. Alivia o stress e é bom para a saúde mental
Andar de bicicleta é bom para a saúde física, mas também é ótimo para a saúde mental. Desencadeia a libertação de hormónios para a sensação de bem-estar do corpo, endorfinas, que nos fazem sentir bem. Não é apenas o exercício físico que promove o bem-estar mental. Pesquisas mostram que também estar ao ar livre pode levantar o ânimo e nos ajudar a nos sentirmos mentalmente energizados.

11. Mantém a terra livre para a natureza
20 bicicletas podem caber no espaço de um carro, portanto, se mais pessoas as pedalassem, precisaríamos limpar menos terreno para estacionamentos.

12. Fácil de encaixar na rotina diária
Não há preparação, nem ida para um ginásio, nem montagem de equipamento – subir na bicicleta e pedalar a qualquer hora do dia pode ser tão simples quanto isso. E tem pouco ou nenhum custo (além da compra inicial e talvez um equipamento para consertar furos…). Quer opte por usar o ciclismo como meio de transporte, recreativo ou treino, é uma forma de exercício acessível para a maioria das pessoas.

13. Divertido, social e competitivo
Andar de bicicleta pode ser uma atividade individual, mas também pode ampliar o seu círculo social ao aproximar as pessoas. Praticar atividades físicas com outras pessoas é um grande motivador e também pode estimular um pouco de competição saudável.

14. Um desporto para todas as habilidades
Qualquer que seja a sua idade ou condição, a maioria das pessoas pode colher os benefícios do ciclismo para a saúde. Por exemplo, o ciclo manual permite que as pessoas a recuperar de certas lesões ou problemas de saúde, como derrames, façam exercícios. As bicicletas estão disponíveis para quase todos os tipos de deficiência. Muitas vezes, podem atuar como um auxiliar de mobilidade e um meio de transporte para pessoas que têm dificuldade para andar ou não conseguem caminhar.

 

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