Dia Mundial de Combate ao Desperdício assinalado em Portugal com conferência e cocktail zero desperdício



Para assinalar o Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se celebra a 29 de setembro, o Movimento Unidos contra o Desperdício promove um evento que reúne os vários setores da cadeia alimentar, “desafiando-os, uma vez mais, a debater os problemas e as possíveis soluções relativos a uma realidade com impactos sociais, económicos e ambientais muito negativos”, revela em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem inscrever-se aqui  e assim garantir um lugar no evento que decorre a partir das 16h, na Gare Marítima de Alcântara. Após a conferência que inclui um programa com testemunhos variados, segue-se um Sunset Zero Desperdício, entre as 18h45 e as 22h.

O primeiro painel da conferência arranca às 16h, com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, do Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Armindo Monteiro e da Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet. A moderação será feita pela partner da Deloitte com a liderança do setor Energy, Resources & Industrials, Sofia Tenreiro.

Às 16h45, um segundo painel orientado pela questão, “Quem semeia boas ideias colhe soluções”, lançada por Bernardo Ferrão, Diretor Adjunto de Informação da SIC à Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, ao Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Guiar, ao Presidente da Assembleia Geral da APLOG, José Luís Simões e ao Diretor Geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier.

Às 17h45, sobem ao palco caras conhecidas do público que protagonizam este ano a campanha de sensibilização dos portugueses que será publicamente lançada nesse mesmo dia. Sob o mote “Unidos, damos uma tampa ao desperdício”, os atores Sara Prata e Pedro Teixeira e o piloto António Félix da Costa conversam com o Chef Kiko sobre como podemos todos contribuir para um mundo mais sustentável, com menos desperdício.

A encerrar a terceira Conferência Anual do Movimento Unidos Contra o Desperdício estará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Num momento de partilha de boas práticas, os portugueses que se queiram associar estão convidados para um Sunset Zero Desperdício que contará com a cozinha ao vivo da Tia Cátia, da Joana Barrios e do Chef Kiko, ofertas e passatempos dos vários parceiros e boa música ao som de DJ portugueses.

As perdas e o desperdício alimentares são um problema global e a sua prevenção começa na consciencialização, educação e hábitos familiares. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na União Europeia são desperdiçadas cerca de 87,6 milhões de toneladas de alimentos por ano.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu em 2020, fruto da vontade de chamar a atenção para os preocupantes números do desperdício alimentar em Portugal e encontrar soluções para o minorar, contando com mais de 310 empresas/entidades e 3.000 particulares aderentes.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...