Dia Mundial do Ar Limpo para o Céu Azul: sensibilizar para a melhoria da qualidade do ar



Hoje é o Dia Mundial do Ar Limpo para o Céu Azul, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas na 74.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorreu em Nova Iorque em 2019. Este dia tem como objetivo sensibilizar e apelar à ação dos cidadãos para a melhoria da qualidade do ar, que é um direito de todos.

Este ano, celebra-se a data com o tema “Ar Saudável, Planeta Saudável”, que remete para as questões de saúde provocadas pela poluição do ar. Este tipo de poluição é o maior risco ambiental para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis ​​de morte e doenças em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 6,5 milhões de mortes prematuras anualmente. Tendo ainda em conta a situação pandémica provocada pela Covid-19, um estudo revelou que as pessoas expostas a níveis mais altos de poluição do ar têm um maior risco de infeção e de apresentação de sintomas mais graves.

A má qualidade do ar é um desafio no contexto do desenvolvimento sustentável para todos os países, mas especialmente nas cidades e áreas urbanas dos países em desenvolvimento, onde se encontram níveis de poluição do ar superiores aos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

“A poluição do ar é um problema global, que impacta a saúde humana, a saúde do planeta e as alterações climáticas”, afirma Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “Precisamos de garantir que o ar puro está disponível a todas as pessoas, independentemente das questões geográficas ou do nível socioeconómico. Para isso, o mundo precisará de tomar medidas decisivas e urgentes”.

Quando nos esforçamos para melhorar a qualidade do ar, estamos a melhorar a saúde de todos e o impacto que temos no clima, promovendo um futuro mais verde, sustentável e menos impactado pelas alterações climáticas. A redução da poluição do ar é por isso fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...