Dia Mundial do Comércio Justo: sabe qual a importância deste dia?

No próximo dia 12 de Maio, a Dr. Bronner’s, empresa familiar produtora da marca de sabonetes biológicos mais vendida na América do Norte, em parceria com a sua rede global de distribuidores, vai celebrar o Dia Mundial do Comércio Justo subordinado ao tema “Nurturing Soil & Communities” (“Cuidar dos Solos & Comunidades”). Países como a Austrália, Áustria, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Coreia, Malta, Maurícias, México, Noruega, Panamá, Portugal, Roménia, Singapura, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos irão juntar-se a esta iniciativa.

Com eventos educativos, acções em loja, passatempos ou campanhas nas redes sociais, os parceiros da Dr. Bronner’s a nível mundial pretendem informar o público sobre as práticas de comércio justo e agricultura biológica regenerativa, visando promover a importância de conhecer como todos os intervenientes da cadeia de abastecimento são tratados e como escolhas de consumo informadas e éticas podem fazer a diferença e contribuir para melhorar a vida de todos esses intervenientes. 

“Em Portugal, a consciencialização para a importância da agricultura biológica e de uma economia mais solidária e sustentável tem vindo a crescer significativamente. Os consumidores mostram-se agora mais sensíveis a estas questões e têm a percepção que as suas escolhas têm um impacto directo na sua saúde, no ambiente, mas também na vida de um conjunto de pessoas que esteve envolvida na produção dos bens que consome”, refere Dália Jesus, responsável da Green Goji, empresa que distribui a Dr. Bronner’s em Portugal. 

 Com 70 anos de existência, esta empresa familiar obtém as suas principais matérias-primas de projectos certificados de comércio justo e agricultura biológica por todo o mundo, incluindo o Gana (óleo de palma), a Palestina e Israel (azeite) e o Sri Lanka (óleo de coco). Um compromisso que pode ser testemunhado no documentário “Journey to Serendipol”, onde se descobre mais sobre “sobre o óleo de coco biológico e de comércio justo proveniente do Sri Lanka utilizado nos produtos da Dr. Bronner’s.

O comércio justo é um movimento que empodera os agricultores para se organizem e ganharem a vida num mercado global altamente competitivo. Iniciado pela Organização Mundial de Comércio Justo, o Dia Mundial do Comércio Justo começou em 2001 para destacar os produtores e agricultores de pequena escala no centro do movimento global de comércio justo e as suas contribuições para comunidades saudáveis e sustentáveis em todo o mundo. O Dia Mundial do Comércio Justo é agora comemorado por milhões de pessoas em todos os continentes (excepto na Antártida), e é liderado pela Organização Mundial de Comércio Justo e outros parceiros do movimento de comércio justo.

“Ao procurar soluções práticas para os problemas que a humanidade está a enfrentar, as pessoas estão a despertar para como o nosso poder de compra desempenha um papel relevante no quadro geral”, diz Dana Geffner, directora executiva do “Fair World Project”.

Numa era em que as grandes empresas assumem posições na política global e questões sociais, o comércio justo é um modelo de negócio em que a acção para apoiar movimentos de pequenos agricultores e cadeias de abastecimento justas se traduz em retornos adequados e na criação de empregos.

Foto: Dr. Bronner’s