Dia Mundial pela Redução de Emissões de CO2: EasyPark Group deixa sugestões para uma utilização do veículo mais sustentável



Diretamente ligado ao 13º Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – Ação Climática –, o Dia Internacional pela Redução de Emissões de CO2 para a atmosfera celebra-se, anualmente, no dia 28 de Janeiro, e o EasyPark Group “não quer deixar de assinalar esta data com os seus utilizadores”.

De acordo com as últimas previsões da Cimeira Climática COP27, o ano de 2022 terá sido pontuado por um aumento em cerca de 1% da emissão de gases de dióxido de carbono para a atmosfera. Esta tendência “contrapõe-se às últimas informações de que o buraco na camada do ozono se encontra em regressão” Ora, no balanço destes dados, “fica claro que não apenas o trabalho feito até agora não é suficiente, como é também necessário contribuir cada vez mais para a sustentabilidade ambiental”, sublinha o EasyPark Group.

Sendo o automóvel um dos instrumentos que mais contribui para a emissão de CO2 para a atmosfera, o EasyPark Group deixa um conjunto de sugestões para que a utilização do veículo seja feita de forma mais sustentável e para contribuir para que as cidades sejam mais amigas dos residentes e do ambiente.

Uma ação diária

A utilização do veículo próprio é uma ação diária que pode, a todo momento, contribuir para a emissão ou redução de emissões de CO2 para atmosfera. Comece por utilizar o seu veículo apenas o tempo necessário e quando não tem alternativas. Seja pela partilha de automóvel na deslocação para o trabalho, seja recorrendo aos transportes públicos, cada ação pode ser positiva para alcançar a redução de dióxido de carbono na atmosfera.

Mas, se tiver mesmo que se deslocar com o seu veículo, procure planear a sua deslocação de forma a não contribuir para engarrafamentos, onde o para/arranca leva a momentos de aceleração e travagem constantes que emitem mais gases para a atmosfera. Ao mesmo tempo, este planeamento garante uma viagem mais tranquila e coordenada com as suas obrigações diárias. Se o seu plano for cuidadoso, pode ainda procurar zonas de maior disponibilidade de estacionamento, o que contribui para que perca menos tempo no carro e não contribua para os congestionamentos desnecessários.

A tecnologia ao serviço dos condutores e das cidades

Disponível em cerca de 3200 cidades, em 20 países, a aplicação EasyPark ajuda os condutores a gerir o seu estacionamento, seja ativando o estacionamento, prolongando ou terminando, e a indicar de forma inteligente quais as melhores zonas de estacionamento nas cidades.

Esta tecnologia é também importante para as cidades, que com a ajuda dos dados que o EasyPark Group consegue recolher, podem gerir de forma mais adequada a disponibilidade de estacionamento, contribuindo para que seja mais fácil aos residentes e não residentes movimentarem-se pelas diferentes artérias das cidades, numa lógica de poupança de tempo e sustentabilidade ambiental.

Os dados recolhidos no estacionamento digital trazem uma imagem holística do ecossistema de estacionamento que se apresentam como grandes benefícios aos decisores políticos, como sejam a possibilidade de melhorias nas acessibilidades, redução dos congestionamentos e apoio aos comerciantes.

Um esforço coletivo

A redução das emissões de CO2 para Portugal estão estipuladas em 50% até 2030, mas o ano de 2021 viu um incremento ligeiro nestes valores, e estão ainda por apurar os registos de 2022. Mais do que refletir um regresso à normalidade na circulação rodoviária no nosso país, esta conjuntura demonstra também o incremente na entrada e circulação de viajantes em território português e, simultaneamente, a dependência que os portugueses têm face aos veículos como opção principal nas suas deslocações.

“Irmos ao encontro da agenda das Nações Unidas é possível com o esforço coletivo. As ferramentas estão à nossa disposição e, seja através de ações de sensibilização, seja através de aplicações como a EasyPark e todas as suas funcionalidades, conseguimos contribuir para a redução de gases tóxicos para a atmosfera. Esta nas mãos de cada um dar o passo em frente para que a redução do buraco da camada de ozono seja uma realidade mais próxima de nós, e que as cidades se tornem locais em que seja aprazível viver”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group, citada em comunicado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...