Dia Nacional da Água: um bem precioso, mas escasso



Hoje celebra-se o Dia Nacional da Água, uma efeméride assinalada desde 1983 em Portugal, no dia em que se inicia o ciclo hidrológico. A água é um recurso natural precioso, essencial à vida de todas as espécies e ao equilíbrio dos ecossistemas. Devemos por isso utilizá-la de forma consciente, no nosso dia a dia.

As alterações climáticas estão a ter um grande impacto nos recursos hídricos da Península Ibérica, e de acordo com a Associação Natureza Portugal (ANP/WWF) e a WWF Espanha, o cenário a longo prazo não tende a melhorar.

No relatório “Impactos das Alterações Climáticas na Península Ibérica”, desenvolvido em parceria pelas duas organizações, aponta-se que com o aumento de fenómenos como as secas, o aumento das temperaturas e a diminuição da precipitação, será cada vez mais complicado assegurar que os rios dispõem de água suficiente nos dois países.

Segundo a associação portuguesa, Portugal tem sofrido uma “séria escassez hídrica”, razão pela qual devemos sensibilizar e promover medidas de gestão hídrica mais eficientes. Esta situação que tem impacto não só nos ecossistemas e nas suas espécies, como nas “comunidades que dependem dos serviços dos ecossistemas providenciados por estes rios e afetam atividades como a pesca, a agricultura, turismo e abastecimento energético”.

“Da forma como estas alterações já estão a afetar a disponibilidade de água na nossa Península, temos de assumir de vez princípios de precaução, partilha e sustentabilidade, sob pena de num futuro próximo virmos a passar por situações graves de escassez e falta de água. E não é a sede que queremos partilhar com Espanha, mas sim ecossistemas saudáveis que sustentem a água de que todos precisamos”, alerta Afonso do Ó, especialista em Água da ANP|WWF.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...