Dia Verde regressa aos jardins do Museu da Electricidade no domingo
A próxima edição do Dia Verde realiza-se a a 20 de Setembro, nos jardins do Museu da Electricidade, em Lisboa. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Verde é o “ponto de partida para uma corrida e caminhada sustentáveis e solidárias”, de acordo com a organização.
“[Estas] boas causas que estendem-se às restantes actividades desta eco festa”, explica o Verde Movimento, organizador do certame, que convida os visitantes a deslocaram-se de transportes públicos, em especial de comboio: graças a uma parceria com a CP, os participantes do evento podem viajar nos comboios urbanos de Lisboa à tarifa especial de 2€, ida e volta, durante o dia 20. Ainda assim, terão de realçar que se deslocam para o evento.
As duas rodas também estarão em destaque neste encontro, através de workshops que ajudam os pais a ensinarem os filhos a andar de bicicleta.
Segundo a organização, haverá também espaço para actividades gratuitas para todas as gerações: workshops que promovem o bem-estar, o equilíbrio, o respeito pelo outro e pelo planeta, yoga do riso, chi kung, feng-shui, aulas de alimentação saudável, teatrinho para os mais novos e outras actividades fomentam estilos de vida mais equilibrados e salutares.
“E porque andar (ou correr) faz mesmo bem à saúde, é a partir dos jardins do Museu da Eletricidade que se realiza a segunda edição da Corrida S.E.M (Semana Europeia da Mobilidade), organizada pela Correr Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Dia Verde”, continua o Verde Movimento. Pode inscrever-se na corrida aqui.
A prova aliar a vertente solidária ao exercício físico: as inscrições são gratuitas, mas o levantamento do dorsal implica a entrega de um donativo para a instituição O Companheiro (arroz, massa, azeite, grão, farinha, óleo ou outros bens alimentares).
Para além do habitual Mercado de Trocas – no qual os visitantes trocam livros e peças de roupa usados, mas em bom estado, com entrega dos bens não trocados ao Bancos dos Bens Doados/Entrajuda –, o Dia Verde angaria materiais para os refugiados, através da recolha de mantas a entregar numa instituição de solidariedade.
Haverá ainda animação ao longo de toda tarde, passeios pelo rio Tejo, aulas de zumba, hora do conto para os mais novos, mercado criativo e mercado bio, entre outras. O Dia Verde decorre das 14h às 20h.
Todas as atividades são gratuitas, mas algumas têm número limite de participantes; inscrições através do site http://verdemovimento.com.
[nggallery id=2231 template=greensavers]