Dieta vegana melhor para perda de peso e colesterol do que a mediterrânea, indica novo estudo
A dieta vegana é mais eficaz para a perda de peso do que uma dieta mediterrânea, de acordo com um novo estudo que comparou as dietas.
O estudo cruzado, que foi publicado no Journal of the American College of Nutrition, descobriu que uma dieta vegana com baixo teor de gordura tem melhores resultados para peso, composição corporal, sensibilidade à insulina e níveis de colesterol, em comparação com uma dieta mediterrânea.
O estudo distribuiu aleatoriamente os participantes – que estavam acima do peso e não tinham histórico de diabetes – para uma dieta vegana ou uma dieta mediterrânea numa proporção de 1:1.
Durante 16 semanas, metade dos participantes começou uma dieta vegana de baixo teor de gordura que eliminava produtos de origem animal e concentrava-se em frutas, vegetais, grãos inteiros e legumes. A outra metade começou com a dieta mediterrânea, que seguiu o protocolo PREDIMED, que se foca em frutas, verduras, legumes, peixes, laticínios desnatados e azeite extra virgem, limitando ou evitando carnes vermelhas e gorduras saturadas.
Nenhum dos grupos tinha um limite de calorias e os participantes não mudaram a rotina de exercícios ou medicamentos. Como parte do projeto cruzado, os participantes voltaram às suas dietas de base por um período de quatro semanas antes de mudar para o grupo oposto por mais 16 semanas.
O estudo descobriu que dentro de 16 semanas em cada dieta, os participantes perderam, em média, 6 quilos na dieta vegana, em comparação com nenhuma mudança média na dieta mediterrânea, assim como perderam 3,4 kg a mais de massa gorda com a dieta vegana.
Os resultados demonstraram ainda que os participantes viram uma redução maior da gordura visceral em 315 cm3 na dieta vegana, assim como esta dieta diminuiu os níveis de colesterol total e LDL em 18,7 mg / dL e 15,3 mg / dL, respetivamente, enquanto não houve mudanças significativas no colesterol na dieta mediterrânea.
A pressão arterial diminuiu em ambas as dietas, mas mais na dieta mediterrânea (6,0 mm Hg, em comparação com 3,2 mmHg na dieta vegana).
“Estudos anteriores sugeriram que as dietas mediterrâneas e veganas melhoram o peso corporal e os fatores de risco cardiometabólico, mas até agora, a sua eficácia relativa não tina sido comparada num ensaio aleatório”, disse a autora do estudo, Hana Kahleova, diretora de investigação clínica. “Decidimos testar as dietas cara a cara e descobrimos que uma dieta vegana é mais eficaz para melhorar os marcadores de saúde e aumentar a perda de peso.”
Os autores observam que a dieta vegana provavelmente levou à perda de peso, porque foi associada a uma redução na ingestão de calorias, aumento na ingestão de fibras, diminuição no consumo de gordura e diminuição no consumo de gordura saturada.
“Enquanto muitas pessoas pensam na dieta mediterrânea como uma das melhores maneiras de perder peso, a dieta, na verdade, bloqueou quando a colocamos à prova”, disse o autor do estudo. “Num estudo aleatório e controlado, a dieta mediterrânea não causou nenhuma perda de peso. O problema parece ser a inclusão de peixes gordurosos, laticínios e óleos. Em contraste, uma dieta vegana com baixo teor de gordura causou perda de peso significativa e consistente. ”
“Se a sua meta é perder peso ou ficar saudável em 2021, escolher uma dieta baseada em vegetais é uma ótima maneira de alcançar a sua resolução”, acrescentou o Dr. Kahleova.