Dinamarca: quando a natureza invade a confusão da cidade (com FOTOS)



Nas redondezas de Copenhaga, existe uma série de comunidades formadas por pequenas casas, juntas em densidades bastante consideráveis, em sintonia com a natureza. Para muitas pessoas, a fuga para ambientes naturais requer uma longa viagem a partir das cidades – no entanto, este tipo de oportunidades está prontamente disponível perto da capital da Dinamarca, onde a natureza e o lazer se reúnem nas suas periferias.

A maioria destas comunidades tem muitas restrições de utilização, chegando a impedir uma ocupação a tempo integral. Todas têm regras estritas relativas, por exemplo, à altura e área útil das habitações. Mas uma dessas comunidades permite o alojamento a full time – é a Haveforeningen Sundbyvester.

Depois de um passeio de bicicleta de 15 minutos, entra-se num verdadeiro país das maravilhas feito de estreitos caminhos verdes. Surpreendentemente, as pessoas podem aí conduzir de carro para estacionar perto das suas habitações, mas há um limite de velocidade de 10 Km/hora.

A densidade populacional aqui é elevada e as casas não têm quintais nas traseiras; algumas apenas têm espaços mínimos nas laterais. As habitações existem muito próximas umas das outras, com todo o espaço verde aberto apenas na parte da frente do terreno. Mesmo assim, a natureza abunda dentro e fora das propriedades privadas e a tranquilidade é característica forte do local.

Este tipo de comunidades periféricas revelam que, de facto, existem alternativas para todas as pessoas que dizem não querer viver em prédios nas cidades e ambicionam por um quintal onde os seus filhos possam brincar. São espaços saudáveis, que permitem o contacto com a natureza, ao mesmo tempo que promovem o estreitamento de laços e a união de uma comunidade. Conhece espaços como este próximos da nossa capital?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...