Dinamarca recebe complexo habitacional semelhante a iceberg (com FOTOS)



Um complexo habitacional absolutamente impressionante abriu esta Primavera em Aarhus, na Dinamarca. Chama-se Isbjerget – iceberg em dinamarquês – mas os arquitectos insistem que não tinham as ilhas de gelo em mente quando começaram a esboçar este projecto irregular. O resultado, contudo, parece-se a uma verdadeira réplica dessas gigantes estruturas.

O projecto foi concebido de forma a optimizar a vista para o mar das janelas e a luz do dia a entrar nas casas – mesmo nas mais baixas e traseiras. A partir do ar, é possível ver as habitações alinhadas em forma de “L”, mas do mar apenas se vêem edifícios irregulares e aleatórios.

O complexo fica situado no porto de Aarhus e faz parte de um projecto de revitalização urbana de uma nova zona portuária da cidade. De acordo com o Earth Techling, o Isbjerget é formado por 208 apartamentos, de um ou dois andares, que variam em tamanho – têm entre 56 e 228 m2.

Foi um consórcio entre duas empresas de arquitectura dinamarquesas, uma holandesa e uma francesa que permitiu levar avante esta aventura. A aposta foi certeira e este ano já partilharam uma gloriosa conquista – um júri internacional atribuiu um prémio Architizer A+ e a MIPIM nomeou-o depois como o melhor empreendimento residencial.

As mais de 200 unidades habitacionais poderão ser alugadas a preços acessíveis. Espera-se ainda que o desenvolvimento do projecto como um todo crie 12 mil postos de trabalho. Apesar de se gabar da “sustentabilidade social” que vai promover, ainda não foi feita qualquer referência a respeito da sua eficiência energética.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...