Dinamarca terá 50% de toda a electricidade a partir de energia eólica em 2020
A Dinamarca aprovou esta semana um dos mais ambiciosos planos globais de energia verde, que tem o seu ponto alto no compromisso de gerar 50% de toda a electricidade consumida no País a partir de energia eólica já em 2020. Ou seja, dentro de apenas oito anos.
Apresentado pelo ministro do Clima, Energia e Edifícios dinamarquês, Martin Lidegaard, o plano prevê várias medidas para acabar com a dependência de petróleo daquele País. Em 2020, cerca de 35% de toda a energia consumida no País deverá ser proveniente de renováveis – e 50% de toda a electricidade a partir de parques eólicos.
O plano prevê ainda investimentos em aquecimento renovável, redes inteligentes, biogás e outras tecnologias verdes. “A Dinamarca será novamente líder global na transição para a energia verde. Isto vai preparar-nos para um futuro onde os preços do petróleo e carvão serão cada vez mais altos. E criará empregos, algo que também precisamos desesperadamente. Agora e nos próximos anos”, explicou Lidegaard.
Em 2020, a Dinamarca espera reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 34%, tendo em conta os níveis de 1990. E diminuir o consumo de energia em mais de 12%, quando comparado com os níveis de 2006.
Em 2050, o país nórdico espera que 100% da sua energia provenha de renováveis: electricidade, aquecimento, indústria e transportes.
Foto: andjohan (via Flickr)