Dinossauros “consomem” água residual tratada dos SMAS de Sintra
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) forneceram dois mil litros de água residual tratada (ApR) para garantir a estabilidade de um pórtico que integra a exposição “Dino on the road”, que se encontra patente na Quinta da Ribafria, numa organização da Câmara Municipal de Sintra, Dino Parque da Lourinhã e Fundação Cultursintra, informaram em comunicado.
Segundo a mesma fonte, patente até 8 de outubro, a exposição apresenta 15 modelos de dinossauros em tamanho real, incluindo duas espécies que deixaram marcas da sua passagem por Sintra, concretamente na Praia Grande.
O percurso da exposição, que foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 1 de setembro, contempla um pórtico de receção aos visitantes. Para garantir a sua estabilidade, foi solicitado aos SMAS de Sintra que cedessem água necessária para encher dois depósitos, com capacidade de 1000 litros cada. “Dado que esta utilização não carece de água potável, os SMAS de Sintra recorreram a ApR, proveniente da ETAR da Cavaleira, no âmbito do Projeto EcoÁgua que fomenta o reaproveitamento deste recurso para fins que exigem uma menor qualidade”, explica a nota.
Os SMAS recordam que o incremento da reutilização da ApR é um dos objetivos dos SMAS de Sintra, que desde 2005 desenvolve o Projeto EcoÁgua que já permitiu poupar 3.408.580 m3 de água potável, o equivalente a mais de 1 milhão e 800 mil euros.
Os SMAS de Sintra já reaproveitam 6% deste recurso nas 17 estações de tratamento de águas residuais (ETAR) que integram o sistema de saneamento do concelho, seja para utilizações internas, nomeadamente a lavagem de órgãos das ETAR, rega de espaços verdes e desobstrução mecânica de lamas; seja para uso externo, como a limpeza e desobstrução de coletores e a lavagem de contentores de recolha de resíduos.
Para incrementar o reaproveitamento da ApR, para além de melhorar as condições de funcionamento das unidades, os SMAS de Sintra estão a investir na requalificação de ETAR, com destaque, precisamente, para a Cavaleira, onde a intervenção, que se encontra em fase de arranque, prevê a rega dos espaços verdes do futuro Hospital de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira. A mesma aposta abrange as intervenções nas ETAR de Almargem do Bispo (obra que está em curso), da Azóia (a iniciar em breve) e do Sabugo, Montelavar e São João das Lampas (que se encontram em projeto de reabilitação).
“Dino On The Road” integra alguns dos modelos mais emblemáticos e à escala real do Dino Parque da Lourinhã, um parque temático dedicado à história dos dinossauros, que constitui o maior museu ao ar livre no nosso país, que permite a visualização de 200 modelos à escala real, divididos pelos mais importantes períodos da história da terra e da evolução da vida. A exposição na Quinta da Ribafria pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com o bilhete de acesso de 5 euros e entrada gratuita para menores de 18 anos.