DIY: Vamos substituir os sacos de plástico?

Em 2017, um estudo da Science Advances afirmava que tinham sido fabricados 8,3 mil milhões de toneladas de plástico em todo o mundo, mas que apenas 9% tinha sido reciclado, e que a maior parte estava em aterros ou perdida no ambiente. O plástico é uma ameaça aos ecossistemas, à vida dos seres humanos e à vida de milhões de espécies de animais que vêm o seu habitat e a própria cadeia alimentar afetados pela presença do mesmo.

Hoje é o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, data que alerta para a produção e consumo excessivo deste material, que leva até 20 anos a decompor-se.

Existem muitas alternativas aos sacos de plástico descartável para se utilizar no dia a dia, como por exemplo, os sacos de algodão e de rede para ir às compras. Porém, existem outras funções em casa nas quais usamos incoscientemente os sacos, mas que podem ser facilmente substituídos. Desafiamo-lo a fazer três alternativas eco-friendly:

    1. Cobertura de cera de abelha – Serve para guardar alimentos no frigorífico, para revestir outros e para cobrir embalagens abertas;

Corte quadrados de tecido de algodão em 15, 30 ou 50 centímetros consoante o seu objetivo; Distribua em cima pellets de cera de abelha, depois coloque por cima papel vegetal (de tamanho superior ao do tecido) e passe lentamente com o ferro de engomar. Quando a cera derreter toda no tecido, pôr a secar e está pronto a utilizar.

    1. Embalagens reutilizáveis – Pode guardar alimentos em casa ou levá-los consigo na mala;

Divida partes de tecido de algodão consoante o tamanho desejado; Pôr vinil termocolante por cima, passar a ferro 8 segundos de cada lado (para ficar à prova de água – é opcional). Dobrar e cozer de acordo com a forma pretendida, e pôr um pedaço de velcro nas margens para fechar/abrir a embalagem.

    1. Sacos reutilizáveis de rede – Uma alternativa em casa e nas compras;

Corte tecido de rede em dois rectângulos de 40 x 30 centímetros, com os cantos redondos na parte de baixo. Cozer ambos os lados, deixando livre um espaço na parte superior (perto de abertura). Dobre 2 centímetros da parte superior do saco e coza, deixando um espaço para pôr dois fios de cordão. Assim que os colocar, dê um nó em cada lado do cordão e está pronto para ser utilizado.

Eis o resultado:

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...